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Tipo: Dissertação
Título: No passo, no compasso e no tecer de travessias: narrativas de jovens e adultos de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora
Autor(es): Pereira, Anamaria Paixão
Primeiro Orientador: Souza, Maria Zélia Maia de
Membro da banca: Torres, Maria Cassab
Membro da banca: Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, atravessada por um período de pandemia do Covid-19, com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A partir de cartas trocadas entre pesquisadora e estudantes, buscou-se refletir a respeito das relações socioculturais que perpassam a vivência do espaço escolar em relação à figura do jovem e adulto e como se construiu a sua inserção no processo educativo. Nesse sentido, buscou-se abordar as especificidades desse público historicamente marcado por preconceitos inerentes de raízes surgidas desde a colonização do nosso país, evidenciando-se, até os dias de hoje, discursos e práticas escolares não condizentes com as reais necessidades destes estudantes. Assim, o objetivo foi compreender como o estudante jovem ou adulto traz, em sua vivência, por meio de suas narrativas reveladas, significados em relação ao espaço escolar a partir do retorno aos estudos. A elaboração do percurso, construído e consolidado por meio das narrativas de histórias das escutas das vozes, tece, como uma rede, a constituição dos sujeitos e o significado que estes dão às suas vidas e à escola.
Abstract: The present work has been carried out within the Graduate Program of Education of the Federal University of Juiz de Fora and conducted with students of Youth and Adult Education (EJA) in a school of the educational system of the city of Juiz de Fora during the Covid-19 pandemic. Through an exchange of letters between researcher and students, this work aimed at reflecting on sociocultural relations that pervade the experience of the school space concerning the image of youths and adults and on how the inclusion of this public in the educational process has been established. In this regard, we present the aspects of this particular public, which historically has been marked by preconceptions inherent in roots emerged since Colonial Brazil. To this day, improper speeches and school practices disregard the real needs of these students. Therefore, through their narratives and based on their experience, our aim was to understand how young and adult students portray meanings related to the school space as from the moment they resumed their studies. Thus the path of the students was elaborated, set up and consolidated through narratives of their storytelling, weaving the constitution of the subjects and the meaning they give to their own lives and to school.
Palavras-chave: Tempo
Espaço
Estudantes Jovens e Adultos
Narrativas e subjetividades
Time
Space
Young and Adult Students
Narratives and subjectivities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00089
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13017
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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