https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13015
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
silvanaregesgalvaomartins.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Formação continuada de professores alfabetizadores na rede pública municipal de São Luís – Maranhão: desafios e perspectivas para alfabetização e letramento |
Autor(es): | Martins, Silvana Reges Galvão |
Orientador: | Neves, Lívia Fagundes |
Miembros Examinadores: | Garcez, Cecília de Macedo |
Miembros Examinadores: | Botelho, Laura Silveira |
Resumo: | O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a Formação Continuada de professores alfabetizadores, com foco nos resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), no recorte temporal de 2013 a 2016, mais especificamente no desenvolvimento das habilidades leitora e escritora dos estudantes do terceiro ano do Ciclo de Alfabetização. Mediante essas considerações, suscitou-se a situação-problema: de que maneira a formação continuada no Núcleo Coroadinho pode contribuir para a melhoria da prática docente, podendo incidir na aprendizagem da leitura e da escrita dos estudantes do 3º ano do ciclo de alfabetização? Como objetivo geral da pesquisa, busca-se compreender de que maneira podemos, por meio da formação continuada, contribuir com as práticas docentes voltadas para a alfabetização no Núcleo Coroadinho, da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís, tendo como expectativa que essa prática incida na melhoria da aprendizagem dos alunos. Esse objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: descrever a relação entre os resultados da ANA, a gestão de sala de aula dos professores alfabetizadores e o desenvolvimento da habilidade leitora e da escritora pelos estudantes do Ciclo de Alfabetização; analisar as práticas docentes alfabetizadoras e suas possíveis relações com o baixo nível de proficiência na leitura e na escrita dos estudantes do Ciclo de Alfabetização na Rede Pública Municipal de São Luís e propor um plano de ação, voltado para a formação continuada de professores, que visa potencializar e contribuir para alavancar os níveis de proficiência da leitura e da escrita no ciclo de alfabetização. A abordagem da pesquisa é qualitativa e o tipo é estudo de caso, com produção de dados através da realização de entrevistas semiestruturadas e questionário aplicado a vinte professores. A contextualização teórica sobre a formação continuada de professores contou com a contribuição de autores como Gatti (2008), Kleiman (2008), Leal (2015), Menegão (2016), Moraes (2005), Soares (2003, 2004, 2007, 2016), Soares, Tardif (2000) e Street (2003;2014). Conclui-se, a partir do estudo, que a formação continuada necessita de uma discussão mais aprofundada como instrumento de profissionalização, tendo a escola como local privilegiado para seu desenvolvimento. No Núcleo pesquisado, a formação continuada em serviço tem sua organização e elaboração centradas na figura do coordenador pedagógico. No entanto, as condições materiais, a concepção e a metodologia aplicada nas ações de formação continuada existentes têm tido uma repercussão pouco satisfatória no que tange ao desenvolvimento de uma prática pedagógica mais focada nas intervenções que potencializem as habilidades de leitura e escrita dos estudantes do Ciclo de Alfabetização. Para reverter esse quadro, se faz necessária a elaboração de um Plano de Atendimento Educacional (PAE), voltado para a formação continuada de professores alfabetizadores que integram o Núcleo Coroadinho. |
Resumen : | This study presents a reflection on the Continuing Education of literacy teachers, focusing on the results of the National Literacy Assessment (ANA), in the time frame from 2013 to 2016, more specifically on the development of reading and writing skills of students in the third year of the cycle Literacy Based on these considerations, the problem situation arose: how can continuing education at Núcleo Coroadinho contribute to the improvement of teaching practice, which may affect the learning of reading and writing by students in the 3rd year of the literacy cycle? As a general objective of the research, we seek to understand how, through continuing education, we can contribute to teaching practices aimed at literacy at the Coroadinho Center, of the São Luís Municipal Public Education Network, with the expectation that this practice focus on improving student learning. This objective unfolds in the following specific objectives: to describe the relationship between the results of ANA, the classroom management of literacy teachers and the development of reading and writing skills by students in the Literacy Cycle; to analyze literacy teaching practices and their possible relations with the low level of proficiency in reading and writing by students of the Literacy Cycle in the São Luís Municipal Public System and proposing an action plan, aimed at continuing teacher education, aimed at enhance and contribute to leverage levels of proficiency in reading and writing in the literacy cycle. The research approach is qualitative and the type is a case study, with data production through semistructured interviews and a questionnaire applied to twenty teachers. The theoretical contextualization about the continuing education of teachers had the contribution of authors such as Gatti (2008), Kleiman (2008), Leal (2015), Menegão (2016), Moraes (2005), Soares (2003, 2004, 2007, 2016), Soares, Tardif (2000) and Street (2003; 2014). It is concluded, from the study, that the continuing education needs a more in-depth discussion as an instrument of professionalization, having the school as a privileged place for its development. In the researched Nucleus, continuing education in service has its organization and elaboration centered on the figure of the pedagogical coordinator. However, the material conditions, the design and the methodology applied in the existing continuing education actions have had an unsatisfactory repercussion with regard to the development of a pedagogical practice more focused on interventions that enhance the reading and writing skills of students in the cycle Literacy In order to revert this situation, it is necessary to elaborate an Educational Assistance Plan (PAE), aimed at the continuous training of literacy teachers who are part of the Coroadinho Center. |
Palabras clave : | Alfabetização Letramento Formação continuada Continuing education Evaluation Literacy and literacy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00088 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13015 |
Fecha de publicación : | 20-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons