https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13000
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
brunobrandãomachado.pdf | PDF/A | 1.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desafios do Ensino Médio no contexto das avaliações externas realizadas na Escola Estadual Padre Simim |
Autor(es): | Machado, Bruno Brandão |
Primeiro Orientador: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Membro da banca: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Monteiro, Lívia Nascimento |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação Profissional (PPGP) em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo deste estudo é investigar os fatores relacionados ao baixo desempenho da escola Estadual Padre Simim, situada no município de Acaiaca – MG, nas avaliações externas, bem como analisar os principais desafios do Ensino Médio no âmbito nacional, estadual e nas especificidades do contexto dessa instituição. Pretende-se estabelecer uma relação entre os desafios desse nível de ensino e como eles impactam no processo ensinoaprendizagem. Além disso, propõe-se um plano de ação com o intuito de minimizar os problemas detectados. Para tanto, o estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e na realização de pesquisa de campo por meio de entrevista estruturada com a equipe gestora da escola e realização de grupos focais com alunos, professores e ex-professores dessa instituição de ensino. A análise dos dados coletados foi realizada com base nos autores: Flick (2004), Gil (2007), Bonamino e Sousa (2012), Costa (2019), Tartuce et al. (2018), Tomazetti e Schlickmann (2016), Canguçu e Romero (2014), Melo e Morais (2019), Melo e Leonardo (2019), entre outros. Frente aos desafios discutidos ao longo do texto, foi proposto um Plano de Ação Educacional com as propostas de intervenção a serem aplicadas pela gestão escolar com o objetivo de melhorar a aprendizagem. Esse plano apresenta quatro eixos de ações principais: estreitamento das relações entre as famílias e a escola; criação de canais de escuta e comunicação com os estudantes; criação de um plano de convivência e incentivo ao protagonismo juvenil; e criação de um canal de escuta e discussão sobre as avaliações externas. |
Abstract: | This dissertation is developed in the scope of the Professional Graduate Program (PPGP) in Management and Evaluation of Public Education of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The objective of this study is to investigate the factors related to the low performance of the Padre Simim State school located in Acaica – Minas Gerais state, in external evaluations, as well as to analyze the main challenges of High School in national and state levels and within the specificities of the context of this institution. It is intended to establish a connection between the challenges of this education level and how they impact the teaching-learning process. In addition, an action plan is proposed in order to minimize the detected problems. To this end, the study is based on bibliographic research and on field research through structured interviews with the school’s management team and focus groups with students, teachers and former teachers of that educational institution. The analysis of the collected data was carried out based on the following authors: Flick (2004), Gil (2007), Bonamino and Sousa (2012), Costa (2019), Tartuce et al. (2018), Tomazetti and Schlickmann (2016), Canguçu and Romero (2014), Melo and Morais (2019), Melo and Leonardo (2019), among others. Faced with the challenges discussed throughout the text, an Educational Action Plan was proposed with intervention proposals to be applied by school management with the aim of improve learning. This plan presents four main areas of action: closer relations between families and the school; creation of listening and communication channels with the students; creation of a coexistence plan and incentive for youth protagonism; and creation of a listening and discussion channel about external evaluations. |
Palavras-chave: | Ensino médio Avaliação externa Baixo desempenho Aprendizagem High school External evaluation Low performance Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00084 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13000 |
Data do documento: | 12-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons