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dc.contributor.advisor1Silva, Nara Liana Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3165546375510746pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marisa Cosenza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8141288141440301pt_BR
dc.contributor.referee2Angélico, Antonio Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1093556261916040pt_BR
dc.creatorSilva, Sabrina Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5948017820678087pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-22T13:34:10Z-
dc.date.available2021-06-06-
dc.date.available2021-06-22T13:34:10Z-
dc.date.issued2021-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12928-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify and describe the social skills of adolescents with Down Syndrome (DS) and the styles and parental educational practices of their mothers. In addition, it sought to verify the associations between parenting styles and practices and the children's social skills repertoire. Responding to the study, 14 mothers and 14 adolescents with DS aged between 13 and 18 years old. The instruments used were: Questionnaire of Family System Characteristics, Parenting Styles Questionnaire (PAQ), Parenting Practices Scale (EPP), Multimedia Inventory of Social Skills for Children (SMHSC-Del Prette), Checklist of Activities Daily Life and a semi-structured interview. The results have showed that the mother is the main responsible for the care of children with DS and for domestic activities. About the social support network, relatives from mother’s family are the ones who offer the most support, highlighting the maternal grandmother. About the repertoire of social skills of adolescents with DS, the most of them had a behavioral repertoire with a predominance of skilled reactions. The majority of the adolescents with the highest proportion of non-skilled reactions had a predominance of passive non-skilled reactions, which are considered more tolerable when compared to active non-skilled reactions. Regarding the evaluation of social skills classes, the adolescents had higher scores on empathy and civility and self-control. The most of mothers have an authoritative parenting style followed by the authoritarian. About their parenting practices, they use behavioral supervision and emotional support practices more frequently. Statistically significant correlations were found between parental practice of responsibility demandingness and the social skills of the children, suggesting that the more intense the use of such practices, the more skillful the teenager's repertoire is. It is necessary to conduct new research with a larger sample of participants which may allow for more robust and sophisticated analyzes.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve o objetivo de identificar e descrever as habilidades sociais de adolescentes com Síndrome de Down (SD) e os estilos e as práticas educativas parentais de suas mães. Além disso, buscou verificar as associações entre os estilos e práticas parentais e o repertório de habilidades sociais dos filhos. Responderam ao estudo, 14 mães e 14 adolescentes com SD com idades entre 13 e 18 anos. Os instrumentos utilizados foram: o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar, o Questionário de Estilos Parentais (PAQ), a Escala de Práticas Parentais (EPP), o Inventário Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC-Del Prette), uma Checklist de Atividades da Vida Diária e uma entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram que a mãe é a principal responsável pelos cuidados com os filhos com SD e pelas atividades domésticas. No que se refere à rede de apoio social, os membros da família extensa da mãe são os que mais oferecem apoio, com destaque para a avó materna. Quanto ao repertório de habilidades sociais (HS) dos adolescentes com SD, constatou-se que a maioria dos participantes apresentou repertório comportamental com predomínio de reações habilidosas. Dos adolescentes com maior proporção de reações não-habilidosas, a maioria mostrou predomínio de reações nãohabilidosas passivas, as quais são consideradas mais toleráveis quando comparadas com as reações não-habilidosas ativas. No tocante às classes de habilidades sociais avaliadas, os adolescentes exibiram maiores pontuações em empatia e civilidade e em autocontrole. A avaliação dos estilos parentais identificou que a maioria das mães apresenta estilo autoritativo, seguido pelo autoritário. Quanto às práticas parentais, identificou-se que as mães utilizam com maior frequência as práticas de supervisão de comportamento e de apoio emocional. Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre a prática parental de cobrança de responsabilidade e as habilidades sociais dos filhos, sugerindo que quanto mais intensa for a utilização de tal prática, mais habilidoso é o repertório do adolescente. É necessária a realização de novas pesquisas com uma amostra maior de participantes, o que poderá possibilitar análises mais robustas e sofisticadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstilos parentaispt_BR
dc.subjectPráticas educativas parentaispt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectParenting stylespt_BR
dc.subjectParental educational practicespt_BR
dc.subjectSocial skillspt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAs habilidades sociais de adolescentes com síndrome de down e os estilos e práticas parentaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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