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Tipo: Dissertação
Título: Das ‘cartas do leitor’ aos ‘comentários críticos do instagram’ como prática para ampliação da competência argumentativa de discentes de 7º ano do ensino fundamental
Autor(es): Bastos, Bruno Luis Oliveira
Primeiro Orientador: Botelho, Patrícia Pedrosa
Membro da banca: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Membro da banca: Abreu, Katia Nazareth Moura de
Resumo: Devido às dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de escrita argumentativa, nas aulas de Língua Portuguesa, a presente dissertação busca contribuir para o desenvolvimento dessa prática de linguagem, considerando que, nos dias atuais, faz-se necessário dominar a linguagem escrita, principalmente nos meios digitais, a fim de que nossos alunos possam se posicionar acerca dos mais diversos assuntos. Por essa razão, preocupamo-nos em oferecer aos discentes a oportunidade de ampliar tal habilidade com vistas à prática social, já que a linguagem não se concretiza exclusivamente nas aulas de Português, mas em toda atividade humana. A pesquisa seria realizada em uma escola municipal na cidade de São José do Vale do Rio Preto, região serrana do Rio de Janeiro, em uma turma do 7º ano do ensino fundamental. Nosso objetivo foi ampliar a competência escrita dos alunos por meio de produções de textos selecionados por nós para este fim, assim como leitura e ampliação de repertório lexical, para auxílio do emprego dos mecanismos coesivos. Para alcançarmos nossos intentos, estruturamos uma proposta de intervenção que se baseia em: práticas de leitura – de textos jornalísticos e da rede social Instagram -, prática de produção de textos – carta do leitor e comentário crítico do Instagram. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e as ferramentas de coletas de dados se dariam por meio de questionários e de diários de campo. O referencial teórico da nossa pesquisa fez uso de pressupostos que abrigam os conceitos advindos das obras de: Alves Filho (2011), Antunes (2003; 2005), BNCC (2017), Bakhtin (1997), Bezerra (2010a, 2010b), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Fiorin (2011), Garcia (1998), Geraldi (2000), Koch e Elias (2010a), Koch e Elias (2010b), PCN (1998), Passareli (2012), Rojo e Barbosa (2015), Thiollent (1986).
Abstract: Due the difficulties presented by students in the process of argumentative writing in Portuguese language classes, this thesis seeks to contribute to the development of this language practice, considering that, nowadays, it is necessary to master the written language, especially in the digital media, in order to make our students able to consider themselves on the most diverse subjects. Because of that reason, we are concerned with offering the students the opportunity to increase this skill with a view to social practice since language does not materialize exclusively in Portuguese classes, but in all human activities. This research would be accomplished in a school in São José do Vale do Rio Preto, in the mountainous region of Rio de Janeiro, in a class from the 7th grade of elementary school. Our goal was to increase students' written competence through the production of texts selected by us for this purpose as well as reading and expanding the lexical repertoire to aid the use of cohesive mechanisms. To reach our goals, we structured an intervention proposal based on: reading practices - journalistic texts and the social network Instagram -, practice of producing texts - reader's letter and critical commentary from Instagram. The methodology used was Thiollent’s (1986) research-action and a diary that would be held by students. The theoretical framework is based upon the works of: Alves Filho (2011), Antunes (2003; 2005), BNCC (2017), Bakhtin (1997), Bezerra (2010a, 2010b), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Fiorin (2011), Garcia (1998), Geraldi (2000), Koch and Elias (2010a), Koch e Elias (2010b), PCN (1998), Passareli (2012), Rojo and Barbosa (2015), Thiollent (1986).
Palavras-chave: Carta do leitor
Comentário crítico
Argumentação
Leitura
Escrita
Reader's letter
Critical comment
Argumentation
Reading
Writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00076
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12893
Data do documento: 20-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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