Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12890
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielabrinatifurtado.pdf1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fortes, Fábio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5854856000021815pt_BR
dc.contributor.referee1Lacerda, Bruno Amaro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733525108284372pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8912980628014332pt_BR
dc.creatorFurtado, Daniela Brinati-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9930165904948270pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-16T16:49:26Z-
dc.date.available2021-06-16-
dc.date.available2021-06-16T16:49:26Z-
dc.date.issued2021-04-04-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00075pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12890-
dc.description.abstractThe present dissertation aims at reflecting about the On not being and the Encomium of Helen, both works attributed to Gorgias, assessing the possibility of a thread that transpasses them. Regarding the On not being, it was first established what could have been Gorgias’ ideas to which both versions (the one by the Anonymous of M.X.G., and another by Sextus in the Against the logicians) of the text refer. It was concluded that the On not being seems to attempt to determine the limits of the lógos, notably the impossibility of properly translating into words what is external to this lógos. This condition appears to result in an epistemological consequence, since we use the speech in order to express what has been settled so far in the search of knowledge. Well, if the speech is not capable of adequately communicating how the object of research presents itself, it is not possible to genuinely express the considerations elaborated so far; and, if the only path to verify them is through the speech, there is no prospect of certainty about its veracity. The Encomium, postulating the soul as uncertain and, therefore, in search for unstable opinions, appears to resume the consequence of the lógos’ limits established in the On not being. That is because, if the soul is not capable of verifying whether it cognises or not, it will arouse its uncertainty. Furthermore, the Encomium introduces the power of the lógos: it, through a body, is more stable than the soul which, therefore, is persuaded by the lógos into acting accordingly to what it communicates. In addition, similarly to the On not being, the Encomium does not think the lógos in agreement with what is external to it, the lógos persuades the souls in spite of its veracity.pt_BR
dc.description.resumoA atual dissertação tem como objetivo refletir acerca do Tratado do não-ser e do Elogio de Helena, ambos atribuídos a Górgias, avaliando a possibilidade de um pensamento que os perpasse. Para fazê-lo, primeiro buscamos aquilo que poderíamos considerar ser um núcleo do pensamento gorgiano que as duas versões do Tratado (uma do Anônimo de M.X.G. e outra de Sexto no Contra os lógicos) perfazem. Em nossa leitura, concluímos que o Tratado parece buscar a determinação dos limites do lógos: este não é capaz de plenamente traduzir em palavras as coisas externas a ele. Pensamos que tal condição acarreta uma consequência epistemológica, visto que, se buscamos o conhecimento de algo, utilizamo-nos do discurso para tentar expressar o que concebemos até o momento. Ora, se o discurso não é capaz de comunicar plenamente o nosso objeto de pesquisa, então não se é possível expressar realmente nossas considerações; e, se somos capazes apenas de verificá-las no discurso, não há como termos certeza de sua veracidade. O Elogio, ao considerar a alma incerta que busca por opiniões instáveis, parece retomar a consequência dos limites do lógos estabelecida no Tratado. Isso porque, se a alma não é capaz de verificar se ela conhece ou não, ela acaba incerta. Diante disso, o Elogio introduz, então, o poder do lógos: ele, através de um corpo, é mais estável que a alma e, portanto, a persuade para agir conforme aquilo que a comunica. Além disso, assim como no Tratado, o Elogio não coloca o lógos em concordância com aquilo que lhe é externo e, dessa forma, o lógos persuade as almas independentemente da sua veracidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGórgiaspt_BR
dc.subjectlógospt_BR
dc.subjectTratado do não-serpt_BR
dc.subjectElogio de Helenapt_BR
dc.subjectGorgiaspt_BR
dc.subjectlógospt_BR
dc.subjectOn not beingpt_BR
dc.subjectEncomium of Helenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleAs fronteiras do lógos: convergências entre o Tratado do não-ser e o Elogio de Helena de Górgias de Leontinipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons