Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1283
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vanessagualbertodeaguiar.pdf532.95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Elisabeth Murilho da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728721J9pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Maria Eduarda Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790597Y9pt_BR
dc.creatorAguiar, Vanessa Gualberto de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4426754D7pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T00:57:25Z-
dc.date.available2016-04-27-
dc.date.available2016-05-02T00:57:25Z-
dc.date.issued2015-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1283-
dc.description.abstractMusic is an important tool for young people identity construction because identities are not given a priori. They are socially constructed. This work discusses the role of music as identities expression in two distinct time periods: the 1960’s, when Brazilian music suffered big transformations and some rhythms emerged as the voice of an engaged youth, and the contemporary period, when rhythms called “university music” came up and the university students seem to have no problem on identifying themselves with different musical expressions at the same time. In this sense, the university students’ musical taste loses its hardness and becomes fluid, heterogeneous. Thus, this work seeks to understand the relationship between university students and music in these different moments, as well as to comprehend the youth’s musical taste transformation, previously associated to a taste of the elite and, in the current days, a taste seemed as a popular one. To comprehend this transformation it was necessary to design the youth’s profile by means of applying a questionnaire at private and public universities in Juiz de Fora/MG, that allowed us to clarify these modifications.pt_BR
dc.description.resumoA música é uma importante ferramenta na construção da identidade juvenil, pois as identidades não são dadas a priori. Elas são socialmente construídas. Este trabalho aborda o papel da música como expressão de identidades em dois períodos distintos: os anos 1960, quando a música brasileira sofreu grandes transformações e surgiram os ritmos que deram voz à juventude engajada, e no período contemporâneo, quando surgem os ritmos ditos “universitários” e os jovens estudantes parecem ter menos problemas para se identificarem com várias expressões distintas ao mesmo tempo. Nesse sentido, o gosto musical do universitário perde a rigidez dos anos 1960 e se trona fluído, heterogêneo. Este trabalho busca, portanto, entender, nesses diferentes períodos, a relação do jovem universitário com a música, assim como compreender a transformação do gosto musical desses jovens, antes associado a um gosto de elite e, nos dias de hoje, visto como um gosto popular. Para entender essa transformação do gosto musical do universitário, fez-se necessário traçar um perfil desses jovens por meio da aplicação de questionários em universidades privadas e pública na cidade de Juiz de Fora/MG, que permitiu elucidar essas modificações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGosto musicalpt_BR
dc.subjectJuventude universitáriapt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectJuventude contemporâneapt_BR
dc.subjectMusical tastept_BR
dc.subjectUniversity youthpt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectContemporary youthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleGosto musical e engajamento juvenil: o estilo universitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.