Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12698
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscoeltonmoreiraaraujo.pdf3.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee1Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Elimar Ponzzo Dutra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177454232177003pt_BR
dc.creatorAraújo, Francisco Elton Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1585459172923809pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T11:05:30Z-
dc.date.available2021-05-13-
dc.date.available2021-05-20T11:05:30Z-
dc.date.issued2021-01-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12698-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). This work emerged from a management case verified in the professional practice of the author, in the school where he works. The case study led us to investigate, analyze and debate the situation of under performance in the bimonthly internal evaluations, observed in the three years 2016-2018, being also during the research, included the data for 2019. Given the above, our main objective is to analyze and identify the factors that are leading to this low performance during the school years. In order to achieve this objective, we conducted an investigation with bibliographic, documentary and field research. The research was carried out using data collection instruments, applying semi-structured interviews with school managers and the superintendent who accompanies the school, and applying a survey to the teachers. We present a survey of educational policies developed in the state school network of Ceará and the educational data obtained. We describe the context of the school, the analysis of the data and other relevant information, as well as using references to dialogue with this analysis. We used studies on pedagogical management, pedagogical practices and disapproval, as well as other aspects that came up during the research. This analysis allowed us to identify causes that lead to the low performance observed, being the main ones: the absence of a systematic and organized pedagogical planning that results in the lack of pedagogical practices attractive to the students' learning; school difficulty in performing school reinforcement practices, recoveries and partial progression; and constant infrequencies due to school transportation. Given the observed context, we elaborated and presented an action plan based on the implementation and execution of school routines that are essential but absent. As well as actions with practices in which new digital technologies applied to education and hybrid teaching are used, these actions are aimed at improving results.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O presente trabalho surgiu de um caso de gestão verificado na prática profissional do autor, na escola em que atua. O estudo de caso nos levou à investigação, análise e debate, da situação de baixo rendimento nas avaliações bimestrais internas, observadas no quadriênio 2016-2019. Diante do exposto, traçamos como objetivo principal a análise e identificação dos fatores que estão levando a esse baixo rendimento no transcorrer dos anos letivos. Para alcançarmos esse objetivo, realizamos uma investigação com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa foi realizada por meio de instrumentos de coleta de dados, aplicando-se entrevistas estruturadas junto aos gestores da escola e ao superintendente que acompanha a escola e aplicando-se questionário aos professores. Apresentamos um levantamento das políticas educacionais desenvolvidas na rede estadual de ensino cearense e os dados educacionais alcançados. Descrevemos o contexto da escola, a análise dos dados e outras informações relevantes, como também usamos referências para dialogar com essa análise. Foram utilizados trabalhos sobre gestão pedagógica, práticas pedagógicas e reprovação, como também de outros aspectos que surgiram durante a pesquisa. Essa análise nos permitiu identificar causas que levam ao baixo rendimento observado, sendo as principais: a ausência de um planejamento pedagógico sistemático e organizado que resultam na ausência de práticas pedagógicas atraentes ao aprendizado dos alunos; dificuldade da escola em realizar práticas de reforço escolar, recuperações e progressão parcial; e constantes infrequências em decorrência do transporte escolar. Perante o contexto observado, elaboramos e apresentamos um plano de ações baseado na implantação e execução de rotinas escolares essenciais, porém ausentes. Como também ações com práticas em que se faz uso de novas tecnologias digitais aplicadas à educação e de ensino híbrido, ações essas com o intuito de melhorar os rendimentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectProgressão parcialpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectPedagogical managementpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectPartial progressionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs avaliações internas em uma escola estadual de Ensino Médio no Ceará: a progressão parcial e progressão final em focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons