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dc.contributor.advisor1Riccio, Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Maurício Jorge-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Guedes, Clarissa Diniz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSouza, Felipe Guimarães de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490070335298111pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-27T11:23:08Z-
dc.date.available2021-04-26-
dc.date.available2021-04-27T11:23:08Z-
dc.date.issued2020-10-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12637-
dc.description.abstractThe objective is to approach the images captured by the technical apparatus from a literary perspective, highlighting aspects of visual rhetoric that are essential for a better critical understanding of this type of evidence in the legal evidence field. The transition from the modern, scientific, objective and binary mentality to the postmodern mentality, focused on language, rhetoric and intersubjective knowledge has transformed our relationship with law. Thus, highlighting the aesthetic aspects of the legal phenomenon is a necessary introductory step to overcome the positivist and post-positivist thinking that still govern most of the theoretical studies of the main researchers in the area. Thinking the truth not as the correspondence between enunciation and reality, but as rhetorically justified enunciations opens up a new argumentative range for us to face the naive realism around visual evidence. Within this new perspective, we will be able, at the end, to analyze the story Las Babas del Diablo by Julio Cortázar. The work will serve as an empirical substrate for us to apply the theoretical concepts developed throughout the text. As it is a narrative object with a strong metafictional content, we can draw a parallel between aesthetics, rhetoric and visual evidence.pt_BR
dc.description.resumoA ideia é abordar as imagens capturadas pela aparelhagem técnica a partir de um enfoque literário, realçando aspectos da retórica visual imprescindíveis para um melhor entendimento crítico deste tipo de evidência na esfera probatória. A passagem da mentalidade moderna, científica, objetiva e binária, para a mentalidade pós-moderna, focada na linguagem, na retórica e no conhecer intersubjetivo transformou a nossa relação com o direito. Sendo assim, realçar os aspectos estéticos do fenômeno jurídico é passo introdutório necessário para superarmos o pensamento positivista e pós-positivista que ainda regem a maior parte dos estudos teóricos dos principais pesquisadores da área. Pensar a verdade não como a correspondência entre enunciação e realidade, mas como enunciações retoricamente justificadas abre um novo leque argumentativo para enfrentarmos o realismo ingênuo em torno das evidências visuais. Dentro desta nova perspectiva, poderemos, ao final, analisar o conto Las Babas del Diablo de Julio Cortázar. A obra servirá como substrato empírico para aplicarmos os conceitos teóricos desenvolvidos ao longo do texto. Por se tratar de um objeto narrativo com forte teor metaficcional, poderemos traçar um paralelo entre estética, retórica e as provas visuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direito e Inovaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectProvas visuaispt_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectJulio Cortázarpt_BR
dc.subjectLas Babas del Diablo.pt_BR
dc.subjectVisual evidencept_BR
dc.subjectRhetoricpt_BR
dc.subjectTruthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleEstória, verdade e imagem: Cortázar e a prática judicial contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações)



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