Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12637
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
felipeguimaraesdeoliveirasouza.pdf1.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Estória, verdade e imagem: Cortázar e a prática judicial contemporânea
Autor(es): Souza, Felipe Guimarães de Oliveira
Orientador: Riccio, Vicente
Miembros Examinadores: Pereira, Maurício Jorge
Miembros Examinadores: Guedes, Clarissa Diniz
Resumo: A ideia é abordar as imagens capturadas pela aparelhagem técnica a partir de um enfoque literário, realçando aspectos da retórica visual imprescindíveis para um melhor entendimento crítico deste tipo de evidência na esfera probatória. A passagem da mentalidade moderna, científica, objetiva e binária, para a mentalidade pós-moderna, focada na linguagem, na retórica e no conhecer intersubjetivo transformou a nossa relação com o direito. Sendo assim, realçar os aspectos estéticos do fenômeno jurídico é passo introdutório necessário para superarmos o pensamento positivista e pós-positivista que ainda regem a maior parte dos estudos teóricos dos principais pesquisadores da área. Pensar a verdade não como a correspondência entre enunciação e realidade, mas como enunciações retoricamente justificadas abre um novo leque argumentativo para enfrentarmos o realismo ingênuo em torno das evidências visuais. Dentro desta nova perspectiva, poderemos, ao final, analisar o conto Las Babas del Diablo de Julio Cortázar. A obra servirá como substrato empírico para aplicarmos os conceitos teóricos desenvolvidos ao longo do texto. Por se tratar de um objeto narrativo com forte teor metaficcional, poderemos traçar um paralelo entre estética, retórica e as provas visuais.
Resumen : The objective is to approach the images captured by the technical apparatus from a literary perspective, highlighting aspects of visual rhetoric that are essential for a better critical understanding of this type of evidence in the legal evidence field. The transition from the modern, scientific, objective and binary mentality to the postmodern mentality, focused on language, rhetoric and intersubjective knowledge has transformed our relationship with law. Thus, highlighting the aesthetic aspects of the legal phenomenon is a necessary introductory step to overcome the positivist and post-positivist thinking that still govern most of the theoretical studies of the main researchers in the area. Thinking the truth not as the correspondence between enunciation and reality, but as rhetorically justified enunciations opens up a new argumentative range for us to face the naive realism around visual evidence. Within this new perspective, we will be able, at the end, to analyze the story Las Babas del Diablo by Julio Cortázar. The work will serve as an empirical substrate for us to apply the theoretical concepts developed throughout the text. As it is a narrative object with a strong metafictional content, we can draw a parallel between aesthetics, rhetoric and visual evidence.
Palabras clave : Provas visuais
Retórica
Verdade
Julio Cortázar
Las Babas del Diablo.
Visual evidence
Rhetoric
Truth
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Programa: Programa de Pós-graduação em Direito e Inovação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12637
Fecha de publicación : 15-oct-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Direito e Inovação (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons