Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12591
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carolinanevesoliveira.pdf731.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação Financeira: uma análise das decisões financeiras dos alunos de graduação
Autor(es): Oliveira, Carolina Neves de
Primeiro Orientador: Queiroz, Jamile Neme
Membro da banca: Queiroz, Jamile Neme de
Membro da banca: Castro, Elizângela Lourdes de
Membro da banca: Pereira, Victor Hugo
Resumo: A Educação Financeira é o caminho para um futuro financeiro sustentável. Profissionais formados em cursos de ensino superior ligados às áreas de gestão e finanças são considerados possuidores do conhecimento e comportamento financeiro ideal. Posto isto, este estudo teve como objetivo geral analisar de que forma os estudantes universitários, em períodos iniciais e finais, dos cursos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares organizam e planejam seus recursos financeiros. Propondo-se a atender o objetivo do trabalho, foi aplicado um questionário on-line, através da ferramenta Google forms, para um total de 443 alunos, dos quais 68 responderam e foram utilizadas 54 respostas. Como resultado, foi obtido que os alunos apresentam controle em relação as suas finanças pessoais e possuem preocupação com o futuro, todavia a maior parte adquire conhecimento acerca dessa temática por conta própria. Além disso, evidenciou-se que os alunos ingressam na faculdade com a expectativa de que as disciplinas dos cursos contribuam para a educação financeira pessoal, porém os alunos que estão nas fases finais do curso não possuem uma opinião unânime e positiva acerca dessa contribuição.
Abstract: Financial Education is the way to a sustainable financial future. Professionals graduated in higher education courses linked to the areas of management and finance are considered to possess the ideal financial knowledge and behavior. Having this in mind, this study's general objective was to identify and analyze the way that beginner students (first, second and third periods) and final year students (seventh, eighth, ninth and tenth periods) of the Accounting Science and Economics courses at the Universidade Federal de Juiz de Fora - Governador Valadares campus organize and plan their finances. In order to meet the objective of the work, an on-line questionnaire was applied, through the Google forms tool, to a total of 443 students, 68 of whom answered and 54 answers were used. As a result, it was obtained that the students present control in relation to their personal finances and have concern about the future, however most of them acquire knowledge about this theme on their own. In addition, it was evidenced that students enter college with the expectation that the courses contribute to personal finance education, but students who are in the final stages of the course do not have a unanimous and only positive opinion about this contribution.
Palavras-chave: Educação Financeira
Finanças Pessoais
Endividamento
Finance Education
Personal Finance
Indebtedness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12591
Data do documento: 11-Mar-2021
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons