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dc.contributor.advisor1Chaloub, Jorge Gomes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269770454036027pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Marta Mendes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Sarmento, Rayza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMarques, Gabrielle dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0253746816621793pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-13T12:41:33Z-
dc.date.available2021-04-13-
dc.date.available2021-04-13T12:41:33Z-
dc.date.issued2021-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12544-
dc.description.abstractEven though Brazil had only one female president, Lívia Maria Pio (PTN) already , spoke directly to the female audience on TV in the the first post-redemocratization election: “women are the majority, come with me to rule Brazil”. This paper aims to understand the idea of femininity in the Free Election Propaganda Time (HGPE) of 2014, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL). The great number of women in the dispute justified the choice of this election and the work’s main hypothesis is that women in political campaigns usually built an idea of femininity linked to motherhood and care. Thus, the research establishes a dialogue with the studies on communication and politics, the feminist political theory and democratic theories. Especially the influence of the media in political processes and the constructivist turn of representation. While Dilma presents a notion of femininity closely linked to motherhood and a differentiated sensitivity, Marina does not mark gender centrally, while Luciana seems to use this communication as a communication strategy.pt_BR
dc.description.resumoApesar de só uma mulher ter ocupado o cargo mais elevado do executivo nacional, desde o primeiro pleito pós redemocratização, Lívia Maria Pio (PTN) já concorria à presidência da república, em seu curto horário de propaganda na televisão, falava diretamente com o público feminino “mulheres somos a maioria, venham comigo governar o Brasil”. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender a ideia de feminino mobilizada enquanto estratégia de campanha eleitoral nas propagandas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) das candidatas à presidência do ano de 2014, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL), dado a maior predominância de mulheres na disputa. A hipótese levantada é de que a entrada das mulheres no jogo político tende a ser feita em bases que reificam uma noção de feminilidade que é naturalmente ligada à maternidade e ao cuidado. Dessa forma, a pesquisa estabelece um diálogo com os estudos sobre comunicação e política, no que tange a análise sobre estratégias de campanhas eleitorais, a partir da categoria gênero, e também, com a teoria política feminista e as teorias democráticas, sobretudo à luz da influência da mídia nos processos políticas e a virada construtivista da representação. Enquanto Dilma apresenta uma noção de feminilidade muito ligada à maternidade e à uma sensibilidade diferenciada, Marina não marca o gênero de maneira central, enquanto Luciana parece utilizar dessa comunicação enquanto estratégia de comunicação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHGPEpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleComo uma mulher: a construção do feminino nas campanhas das candidatas à presidência em 2014pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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