https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12526
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariaveronicafurtadomesquita.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Apropriação dos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e sua repercussão na Escola de Ensino Médio Raimundo Nonato RibeiroemTrairi-CE |
Autor(es): | Furtado, Maria Verônica |
Orientador: | Soares, Tufi Machado |
Miembros Examinadores: | Santos, Ilka Schapper |
Miembros Examinadores: | Esteves, Thiago de Jesus |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão tem como objetivo geral investigar e analisar o processo de apropriação dos resultados das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE)na Escola Raimundo Nonato Ribeiro, localizada em Trairi, no estado do Ceará.Tem como objetivos específicos: descrever a Escola Raimundo Nonato Ribeiro e os seus resultados no SPAECE; analisar como ocorre a apropriação dos resultados pela gestão e professores da instituição;discutir os sentidos e significados da apropriação de resultados, bem como modelos de apropriação e propor um Plano de Ação Educacional –PAE, que sugira mecanismos de intervenção, possibilitando uma maior aplicabilidade dos resultados destas avaliaçõespara que sejam desenvolvidas sistemática e efetivamente, ações pedagógicas adequadas, com estratégias eficientes e eficazes que possam, de fato, gerar resultados satisfatórios, com foco na aprendizagem dos alunos. Assumimos como hipótese que a escola precisa aprimorar a apropriação desses resultados para assim, alcançar a melhoria dos seus resultados de aprendizagem, internos e externos. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa qualitativa, a partir de análise documental e pesquisa bibliográfica. Essa análise apontou elementos de apropriação de resultados já desenvolvidos na escola, mas revelou também lacunas, principalmente, em relação à sistematização das ações de discussão de dados, formações contínuas e do tempo despendido para discussão e aprofundamento em relação ao que os dados, assim como os elementos que os fatores contextuais revelam. A partir dos debates sobre tais elementos e da necessidade de compreender os dados em suas especificidades e significação dentro do ambiente escolar,desenvolveu-se a presente pesquisa, na qual se ressaltou a necessidade de maior compreensão do universo que envolve as avaliações. Tais fatores analisados à luz dos referenciais teóricos forneceram as bases para o capítulo três e subsidiaram a proposta de um plano de intervenção focado no uso de protocolos e materiais próprios, que contemplem as peculiaridades da realidade da escola. |
Resumen : | The present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF).The general objective of the management case is to investigate and analyze the process of appropriation of the results of the assessments of the Permanent System of Basic Education Evaluation (SPAECE) in the Raimundo Nonato Ribeiro School, located in Trairi, in the state of Ceará. It has as specific objectives: to describe the Raimundo Nonato Ribeiro School and its results in SPAECE; to analyze how the appropriation of results by management and teachers of the institution occurs; to discuss the senses and meanings of the appropriation of results, as well as models of appropriation and propose an Educational Action Plan -EAP, which suggests intervention mechanisms, enabling a greater applicability of the results of these evaluations to be developed systematically and effectively,appropriate pedagogical actions, with efficient and effective strategies that can, in fact, generate satisfactory results, focusing on student learning. We assume as a hypothesis that the school needs to improve the appropriation of these results in orderto improve its internal and external learning outcomes. To this end, we used a qualitative research methodology, based on document analysis and bibliographic research. This analysis pointed out elements of appropriation of results already developed in theschool, but also revealed gaps, especially in relation to the systematization of the actions of data discussion, continuous training and the time spent for discussion and deepening in relation to what the data, as well as the elements that the contextual factors reveal. From the debates about such elements and the need to understand the data in their specificities and significance within the school environment, the present research was developed, in which the need for a better understanding of the universesurrounding the evaluations was highlighted. Such factors analyzed in the light of the theoretical frameworks provided the basis for chapter three and supported the proposal of an intervention plan focused on the use of protocols and materials that contemplate the peculiarities of the school reality. |
Palabras clave : | Avaliação educacional Apropriaçãode resultados SPAECE Educational evaluation Results appropriation SPAECE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12526 |
Fecha de publicación : | 27-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons