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Tipo: Dissertação
Título: Análise sobre o ensino das infecções sexualmente transmissíveis em escolas públicas de Minas Gerais
Autor(es): Silva, Rodrigo Teodoro
Primeiro Orientador: Domingues, André Luiz da Silva
Membro da banca: Silva, Maria Luzia da Rosa e
Membro da banca: Silva, Carolina dos Santos Fernandes da
Resumo: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a educação sexual são temas muito importantes a serem abordados com os alunos nas escolas, principalmente com o alarmante aumento no número de casos de ISTs observado entre os jovens recentemente. Este é um estudo descritivo abordando diferentes aspectos do ensino sobre ISTs nas visões dos alunos e dos professores, em escolas públicas abrangidas pela Superintendência Regional de Ensino de Carangola, microrregião de Muriaé, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram colhidos através de questionários e foram analisados de forma descritiva e também com base na técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados desta pesquisa apontam que possivelmente os alunos estão concluindo o ensino médio sem conhecimento satisfatório em relação às formas de transmissão e prevençãocontra as ISTs, evidenciando a urgente necessidade da melhoria das estratégias de ensino e das políticas de educação. Entre as principais dificuldades vivenciadas pelos professores estão o alto número de aulas semanais e a falta de material didático de qualidade. Os professores receiam receber represálias de alunos e seus familiares ao abordarem conteúdos sobre educação sexual e ISTs em sala de aula, geralmente considerados tabus na sociedade brasileira. O planejamento de aulas que utilizem dinâmicas mais interativas, palestras e rodas de conversa poderia despertar maior interesse dos alunos nas aulas e promover um melhor aprendizado. Espera-se que este breve panorama possa contribuir para a sensibilização de professores e da comunidade escolar, suscitando discussões que visem a melhoria do ensino sobre as ISTs em escolas de Minas Gerais e do País.
Abstract: Sexually Transmitted Infections (STIs) and sex education are very important topics to address with students in schools, especially with the alarming increase in the number of STI cases observed among young people recently. This is a descriptive study addressing different aspects of teaching about STIs in the views of students and teachers in public schools covered by the Carangola Regional Teaching Superintendence, Muriaé microregion, Minas Gerais, Brazil. Data were collected through questionnaires and were analyzed descriptively and also based on the technique of Content Analysis. The results of this research indicate that students are possibly completing high school without satisfactory knowledge regarding the forms of transmission and prevention against STIs, highlighting the urgent need to improve teaching strategies and education policies. Among the main difficulties experienced by teachers are the high number of weekly classes and the lack of quality teaching material. Teachers are afraid of receiving reprisals from students and their families when addressing content about sex education and STIs in the classroom, often considered taboos in Brazilian society. Planning lessons that use more interactive dynamics, lectures, and conversation wheels could spark students' interest in the classes and promote better learning. It is hoped that this brief overview may contribute to the sensitization of teachers and the school community, leading to discussions aimed at improving teaching about STIs in schools in Minas Gerais and in the country.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST
Educação
Ensino médio
Sexually Transmitted Infections -STI
Basic education
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12522
Data do documento: 31-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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