https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12437
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
vâniaferreiratavares.pdf | PDF/A | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A atuação do professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologias assistivas no âmbito do Serviço de Apoio à Inclusão (SAI) da Superintendência Regional de Ensino de Paracatu: desafios, formação e alternativas |
Autor(es): | Tavares, Vânia Ferreira |
Orientador: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Miembros Examinadores: | Redig, Annie Gomes |
Miembros Examinadores: | Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão desenvolvido discute o monitoramento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado pelo Serviço de Apoio à Inclusão (SAI) da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Paracatu, com um olhar especial para a atuação do professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistiva (ACLTA) em duas escolas estaduais do município de Paracatu. Pretende-se responder à seguinte questão de pesquisa: qual a importância da atuação do professor de apoio na implementação do AEE na SRE/Paracatu? O objetivo geral definido para este estudo é: compreender a atuação do professor ACLTA na implementação do AEE na SRE/Paracatu. Como objetivos específicos, pretende-se: descrever a atuação do professor ACLTA no AEE da SRE/Paracatu; analisar a função do professor ACLTA frente ao desafio de uma Educação Especial Inclusiva no AEE da SRE/Paracatu; e propor meios para aperfeiçoar a atuação do professor ACLTA na rede estadual de ensino da SRE/Paracatu. Assumimos o pressuposto de que algo está faltando para que a atuação do professor ACLTA e demais serviços de AEE cumpram o propósito para o qual foram criados. Respaldamo-nos nas legislações vigentes (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, decretos e orientações) e nos trabalhos produzidos até o momento, entre eles: Carvalho (2008), Miranda (2017), Mantoan (2003), Eugênio González (2007), Minas Gerais (2020), entre outros. Esses autores nos levam a refletir sobre a escola inclusiva e o AEE como direito de todos os estudantes com deficiência, bem como a necessidade de aprimoramento contínuo da educação, sempre resguardada pelas legislações, que são o meio legal para a garantia desses direitos. A partir desses elementos, organizamos a pesquisa de campo para analisar a função do professor de ACLTA nos baseando em dados coletados junto aos profissionais da educação envolvidos com a inclusão, através da aplicação de questionários aos diretores escolares, especialistas da educação básica e professores ACLTA de duas escolas da regional de Paracatu, sendo uma exclusiva de anos iniciais e a outra de anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além da gestora da inclusão junto à SRE/Paracatu. A análise dos dados coletados mostrou que há fragilidades na comunicação, na organização da formação continuada em serviço, além de falhas e conhecimento superficial dos documentos relativos à inclusão. Assim, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) com base na ferramenta de gestão 5W2H. Propõe-se a realização de quatro ações subdivididas em sessões voltadas para a formação continuada dos profissionais envolvidos com a inclusão; organização e disponibilização de materiais; publicações e informações de forma virtual; criação de canais de comunicação entre os profissionais da escola e a equipe do SAI; e ações de conscientização das famílias dos estudantes público da Educação Especial na circunscrição da SRE/Paracatu em busca do aperfeiçoamento do AEE oferecido em cada escola da regional. |
Resumen : | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case developed discusses the monitoring of Specialized Educational Assistance (SEA) carried out by the Inclusion Support Service (ISS) of the Regional Superintendence of Teaching (SRE) of Paracatu, with a special focus on the performance of the Support Teacher to Communication, Language and Assistive Technology (ACLTA) in two state schools in the city of Paracatu. We aim to answer the following research question: What is the importance of the support teacher performance in the implementation of SEA in SRE/Paracatu? The general objective defined for this study is: to understand the performance of an ACLTA teacher in the implementation of SEA in SRE/Paracatu. As specific objectives, it is intended: to describe the ACLTA teacher performance in the SEA of the SRE/Paracatu; to analyze the role of the ACLTA teacher in the face of the challenge of Inclusive Special Education in the SEA of the SRE/Paracatu, and to propose ways to improve the ACLTA teacher’s performance in the state education network of SRE/Paracatu. We assume that something is missing for the performance of the ACLTA teacher and other SEA services to fulfill the purpose for which they were created. We support ourselves in the current legislation (Law of Directives and Bases of Education, decrees, and guidelines) and in the works produced so far, among them: Carvalho (2008), Miranda (2017), Mantoan (2003), Eugênio González (2007), Minas Gerais (2020), and others. These authors lead us to reflect on the inclusive school and the SEA as a right of all students with disabilities, as well as the need for continuous improvement of education, always protected by laws, which are the legal means to guarantee these rights. Based on these elements, we organized the field research to analyze the role of the ACLTA teacher based on data collected from education professionals involved with the inclusion, through the application of questionnaires to school principals, specialists in basic education, and ACLTA teachers from two schools in the Paracatu region, being one exclusive for initial years and the other for final years of Elementary and High School, in addition to the inclusion manager in SRE/Paracatu. The analysis of the collected data showed that there are weaknesses in communication, in the organization of continuing education in service, in addition to failures and superficial knowledge of documents related to inclusion. Thus, an Educational Action Plan (PAE) was developed based on the 5W2H management tool. It is proposed to carry out four actions subdivided into sessions focused on the continuing education of professionals involved with inclusion; organization and availability of materials; publications and information in virtual form; creation of communication channels between school professionals and the ISS team; and actions to raise the awareness of the families of students with special education in the SRE/Paracatu district, seeking to improve the SEA offered at each school in the region. |
Palabras clave : | Educação especial Atendimento educacional especializado Professor de apoio Special education Specialized educational assistance Support teacher |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12437 |
Fecha de publicación : | 17-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons