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Tipo: Dissertação
Título: Fisiologia do sistema sensorial: estratégias de práticas pedagógicas para o ensino de fisiologia sensorial no ensino médio
Autor(es): Melo, Adriana Aparecida Souza Rosa
Primeiro Orientador: Lautner, Roberto Queiroga
Membro da banca: Matos, Ione Maria de
Membro da banca: Castro, Olagide Wagner de
Resumo: O presente trabalho, com base na literatura científica, propõe alternativas pedagógicas no ensino de fisiologia sensorial (conteúdo do primeiro e segundo ano do ensino médio), que contemplem a forma de aprender dos jovens atuais, nativos digitais nascidos entre 1996 e 2005, conhecidos como geração Z. Nessa pesquisa caracterizada como bibliográfico-descritiva realizou-se a busca de artigos, dissertações, teses, livros e trabalhos publicados em anais de congressos a partir das palavras chaves - teoria do conhecimento, geração Z, prática docente, novas metodologias de ensino, ensino híbrido, fisiologia sensorial - e suas variações, nas bases de dados Scielo, Periódicos da CAPES e Google Scholar. Foram selecionados trabalhos científicos nos idiomas português, inglês e espanhol na área da educação (datados de 1990 a 2019), de fisiologia sensorial (2007 a 2014) e artigos originais na área de fisiologia sensorial com o objetivo de fundamentar uma nova proposta pedagógica no ensino de fisiologia sensorial para alunos do ensino médio. A princípio o objeto dessa pesquisa seria elaborar uma nova proposta pedagógica para o ensino de fisiologia sensorial e avaliar sua aplicação em sala de aula. Concluída a elaboração da nova proposta pedagógica, essa se caracterizou em um modelo de ensino híbrido por envolver aula expositiva dialogada, roteiro de aulas práticas associado ao uso de uma plataforma digital - Google Classroom como estratégias de ensino-aprendizagem. Mas pela suspensão das aulas durante o ano de 2020 em consequência da pandemia da COVID-19 não foi possível aplicá-la, então buscou-se trabalhos de pesquisa anteriormente realizados sobre aplicação e avalição de metodologias ativas e o uso de tecnologias no processo educativo, referenciando seus resultados e conclusões para responder à pergunta: Uma sequência didática que associe metodologias ativas mediadas por tecnologias digitais em um sistema de ensino híbrido tem potencial para favorecer o processo ensino-aprendizagem dos jovens atuais? Com base nos estudos relacionados acredita-se que a nova proposta pedagógica, resultado do presente trabalho, por utilizar três formatos integrados: aulas expositivas dialogadas (metodologias ativa), práticas simples (que favorecem a sensibilização dos fenômenos biológicos) e ambiente remoto (que amplia o espaço-tempo de sala de aula), favorecerá a construção do conhecimento científico, maximizará o processo de ensino e aprendizagem, além de possibilitar a inserção do discente na esfera digital – ambiente que a geração Z tem familiaridade e interesse.
Abstract: The present work, based on scientific literature, proposes pedagogical alternatives in the teaching of sensory physiology (content of the first and second year of high school), which contemplate the way of learning from the current young people, digital natives born between 1996 and 2005, known as generation Z. In this research, characterized as bibliographic-descriptive, articles, dissertations, theses, books and works published in conference proceedings were searched using the key words - knowledge theory, generation Z, teaching practice, new teaching methodologies , hybrid teaching, sensory physiology - and their variations, in the Scielo, CAPES and Google Scholar databases. Scientific papers in Portuguese, English and Spanish in the area of education (dated from 1990 to 2019) and original articles in the area of sensory physiology were selected in order to support a new pedagogical proposal in the teaching of sensory physiology to high school students. At first the object of this research would be to develop a new pedagogical proposal for the teaching of sensory physiology and to evaluate its application in the classroom. Once the elaboration of the new pedagogical proposal was completed, it was characterized in a hybrid teaching model as it involved a dialogical expository class, a practical class script associated with the use of a digital platform - Google Classroom as teaching-learning strategies. However, due to the suspension of classes during the year 2020 as a result of the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply it, so research work previously carried out on the application and evaluation of active methodologies and the use of technologies in the educational process was sought, referencing their results and conclusions to answer the question: Does a didactic sequence that combines active methodologies mediated by digital technologies in a hybrid education system have the potential to favor the teaching-learning process of today's young people? Based on the related studies, it is believed that the new pedagogical proposal, result of the present work, for using three integrated formats: dialogued expository classes (active methodologies), simple practices (that favor the sensitization of biological phenomena) and remote environment (which expands the classroom space-time), will favor the construction of scientific knowledge, maximize the teaching and learning process, in addition to enabling the insertion of the student in the digital sphere - an environment that Generation Z is familiar with and interested in.
Palavras-chave: Prática docente
Geração Z
Metodologias ativas de ensino
Fisiologia sensorial
Ensino híbrido
Teaching practice
Generation Z
Active teaching methodologies
Sensory physiology
Hybrid teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12391
Data do documento: 18-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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