https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12379
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alinalacerdadesouzacampos.pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de ensino sobre magnetismo a partir de atividades com materiais de baixo custo – construção de eletroímã |
Autor(es): | Campos, Alina Lacerda de Souza |
Primeiro Orientador: | Hernandes, Júlio Akashi |
Membro da banca: | Assis, Andre Koch Torres de |
Membro da banca: | Rizzuti, Bruno Ferreira |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi elaborar uma sequência didática baseada na atividade experimental por meio de uma abordagem investigativa com turmas do ensino regular e do ensino de jovens e adultos (EJA) com materiais de baixo custo para introdução de conceitos de magnetismo e eletromagnetismo. Inicialmente constatouse que os alunos possuem suas próprias explicações para os fenômenos físicos abordados e que careciam de um olhar mais técnico científico sobre o assunto. A partir das atividades desenvolvidas por meio trabalho em grupo durante a implementação da proposta, as atividades revelaram-se como um novo “fazer como”, no que tange ao ensino e a aprendizagem da física, em contraposição à metodologia tradicional, que não tem trazido o resultado almejado. Nas atividades por investigação os alunos envolvem-se na identificação de fenômenos físicos, no desenvolvimento da compreensão do fenômeno, na modificação e no aprimoramento de suas pré-concepções relacionadas ao assunto, em intensa colaboração com os colegas e no exercício de habilidades de inferência e argumentação. Entendemos que o grande desafio consiste em estruturar materiais didáticos, baseados em situações problema orquestradas pelo professor, que permitam que alunos com diferentes saberes se apropriem do conhecimento científico esperado e que possam aplicá-los em diferentes contextos. |
Abstract: | The objective of this work was to elaborate a didactic sequence based on experimental activity through an investigative approach with classes of regular education and the teaching of youth and adults (EJA) with low-cost materials on initial issues of magnetism and electromagnetism. We were able to verify that the students had their own explanations for the phenomenon even though the national parameters were satisfied they lacked a more technical scientific view. From the activities developed and the diferent work group during the implementation of the proposal, we can see that the activities ended up showing a new “how to” regarding the teaching and learning of physics. Since the traditional methodology would not have achieved the desired result - a real challenge for the teaching of Physics in high school. In research activities students are involved in the identification of physical phenomena, non-development of the phenomena, in the modification and improvement of their preconceptions related to the subject. Also, an intense collaboration with colleagues and exercise of their reasoning skills. The great challenge is to structure teaching materials would enable students of different backgrounds to reach the same expected scientific knowledge, in such a way as to apply it in different contexts that involve the same concept worked on. |
Palavras-chave: | Ensino de física Eletromagnetismo Força magnética Physics education Eletromagnetism Magnetic force |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12379 |
Data do documento: | 4-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons