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dc.contributor.advisor1Somavilla, Nádia Sílvia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094827834234305pt_BR
dc.contributor.referee1Chedier, Luciana Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9940026328301089pt_BR
dc.contributor.referee2Vitarelli , Narah Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0677732990855020pt_BR
dc.creatorGomes, Leandro César-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1426209735730409pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-25T11:30:45Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2021-02-25T11:30:45Z-
dc.date.issued2020-10-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12377-
dc.description.abstractMake the Botany teaching attractive and participative is a assignment that the theachers of biology need to accept immediately, because what we often see, at classes of Brazilian Schools, are purely traditional classes, where teachers take on the function of knowledge holder and the students are information receivers. Adopting a teaching strategy that takes into account the student’s reality makes the pedagogical relationship between teacher and student easier. In this perspective, the cladogram appears às a methodological tool combined with the expository dialogued classes. The proposal of this study was to build a cladogram associated with the expository and dialogued classes to facilitate teaching, and make the learning of vegetable groups more meaningful. This study happened in three stages: in the 1st stage was applied the 1st questionnaire, in which the students answered the questions with the previous knowledge. In 2nd stage the expository dialogued classes were given followed by updating the cladogram with the apomorphies that were studied in these classes. In the last stage the 2nd questionnaire was applied and when they answered this questionnaire, the students had already studied the contents related to vegetable groups. In the questionnaires there were objective and essay questions. Comparing the results of the questionnaires it was noticed that there was a significant improvement in the number of correct answers and in the deepening of the essay answers of the 2nd questionnaire. The assessment that most students made, regarding the use of the cladogram to study vegetable groups is that it is an efficient tool, 94% of the students qualified it positively, that is, it helped the students to understand better the contentes taught in Botany classes. In this way, this study concludes that the use of the cladogram, together with the expository dialogued classes, it was a valid complementary strategy for the use of vegetable groups for high school students.pt_BR
dc.description.resumoTornar o ensino de Botânica atraente e participativo é uma tarefa que os professores de Biologia precisam assumir imediatamente, pois o que se vê com muita frequência nas salas de aulas das escolas brasileiras são aulas puramente tradicionais, onde os docentes assumem um papel de detentor do conhecimento e os alunos meros receptores de informações. Adotar uma estratégia de ensino que leve em consideração a realidade do aprendiz, facilita a relação pedagógica professor-aluno. Nessa perspectiva, surge o cladograma como ferramenta metodológica associado às aulas expositivas dialogadas. A proposta desse estudo foi construir um cladograma, combinado com aulas expositivas dialogadas, para facilitar o ensino e tornar significativa a aprendizagem dos grupos vegetais. O estudo ocorreu em três etapas: na 1ª etapa foi aplicado o 1° questionário, no qual os alunos responderam às questões com os conhecimentos prévios. Na 2ª etapa, as aulas expositivas dialogadas foram ministradas e em seguida ocorria a atualização do cladograma com as apomorfias que foram estudadas nessas aulas. Na última etapa, aconteceu a aplicação do 2° questionário e, ao responderem, os alunos já tinham estudado os conteúdos relativos aos grupos vegetais. Nos questionários haviam perguntas objetivas e dissertativas. Ao comparar os resultados dos questionários, foi perceptível uma melhora significativa, tanto no número de acertos quanto no aprofundamento das respostas dissertativas do segundo questionário. A avaliação que a grande maioria dos alunos fizeram, em relação ao uso do cladograma para estudar os grupos vegetais é que ele é uma ferramenta eficiente, 94% o qualificaram de forma positiva, ou seja, ele ajudou os alunos a entender melhor os conteúdos ensinados nas aulas de Botânica. Desse modo, este estudo conclui que o uso do cladograma aliado às aulas expositivas dialogadas foi uma estratégia complementar válida para ensinar grupos vegetais para os alunos do ensino médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectCladogramapt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectBotany teachingpt_BR
dc.subjectCladogrampt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleA Botânica no ensino médio: uso do cladograma como ferramenta para facilitar o ensino e a aprendizagem dos grupos vegetaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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