Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12375
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brenoalmeidadossantosrodriguesmachado.pdf3.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vieira, Alex Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9037224811267705pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cunha, Ítalo Fernando Scotá-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7973706384467274pt_BR
dc.contributor.referee1Ziviani, Artur-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0472856771871140pt_BR
dc.contributor.referee2Drago, Idilio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMachado, Breno Almeida dos Santos Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2999202955407241pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-25T11:29:19Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2021-02-25T11:29:19Z-
dc.date.issued2020-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12375-
dc.description.abstractVideo streaming is responsible for most of the traffic flowing on the Internet nowadays, which leads to massive investments in the infrastructure from the main content providers like Netflix, Youtube, and Hulu. In the past few years, these investments generated multiple changes in the transmission infrastructure, improving the content delivery networks (CDN), enhancing the computer processing power and changing the transmission technology used. The ultimate goal of the content providers when making these investments is to transmit streaming video over the Internet with the best quality as possible to please their clients and stand out from their competitors. In this sense, it is necessary to have metrics capable of capturing the impact imposed on the servers, user behavior, and in the quality of the video to know how changes in the transmission infrastructure affect user engagement. In this context, in this work, we characterize the evolution of transmission infrastructure, user behavior, and quality of experience from live video streaming systems over the Internet, using for this purpose the logs generated from the transmission of the 2014 and 2018 FIFA World Cups that were transmitted by the biggest content provider located in Brazil. Some of the results in this work show that traffic has increased more than 300% and the average public increased about 175%. The arrival rate also changed and now it is more concentrated at the beginning of the 1st and 2nd half of the match. Besides that, user engagement was evaluated using different metrics and, in general, it has increased in the 2018 tournament for all metrics.pt_BR
dc.description.resumoStreaming de vídeo é o responsável pela maior parte do tráfego na Internet atualmente, o que gera investimentos massivos em infraestrutura por parte dos principais provedores de conteúdo como Netflix, Youtube e Hulu. Ao longo dos últimos anos, esses investimentos geraram diversas modificações na infraestrutura de transmissão como melhora nas redes de distribuição de conteúdo (CDN), aumento do poder computacional e mudanças na tecnologia de transmissão. O objetivo final dos provedores de serviço ao realizar todos esses investimentos é ser capaz de realizar uma transmissão com a maior qualidade possível para agradar seus clientes, de modo que suas plataformas se destaquem de seus concorrentes. Nesse sentido, é necessário ter métricas que representem questões como o impacto causado nos servidores por conta da quantidade grande de clientes, o padrão de comportamento desses clientes e a qualidade do vídeo que está sendo assistido, para que seja possível saber os efeitos das mudanças de infraestrutura no engajamento final do cliente. Nesse contexto, esse trabalho avalia a evolução da infraestrutura de transmissão, do comportamento do cliente e da experiência do usuário de sistemas de streaming ao vivo na Internet, utilizando como objeto de estudo os registros de acesso das transmissões das Copas do Mundo da FIFA de 2014 e 2018 realizadas pelo maior provedor de conteúdo do Brasil. Alguns dos resultados obtidos mostram que o tráfego gerado cresceu mais de 300% e o público médio cerca de 175% nos quatro anos entre os eventos. A taxa de chegada também mudou e passou a ser mais concentrada no início do 1º e 2º tempo do jogo. Além disso, em relação ao engajamento do usuário, foram avaliadas diferentes métricas e, em geral, o engajamento aumentou no torneio de 2018 para todas as métricas utilizadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectTransmissão de vídeo sob HTTPpt_BR
dc.subjectQualidade de experiência (QoE)pt_BR
dc.subjectMedições de sistemapt_BR
dc.subjectVideo streaming over HTTPpt_BR
dc.subjectQuality of Experience (QoE)pt_BR
dc.subjectSystem measurementspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleEvolução do comportamento dos usuários em serviços de streaming de vídeo em larga escalapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons