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dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5673981788072449pt_BR
dc.contributor.referee1Garzon, Marta Cardoso Castello Branco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6806662091806312pt_BR
dc.contributor.referee2Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7061115753869542pt_BR
dc.creatorAndrade, Isabela Bianchi Bottaro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8143276628182668pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-23T16:25:09Z-
dc.date.available2021-02-23-
dc.date.available2021-02-23T16:25:09Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12365-
dc.description.abstractIn the complex Brazilian socio-cultural context of the early 20th century, in which the idea of modernity and the invention of the Brazilian Nation were mixed, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) began his career as a composer. Defending that the transversality of his educational/professional background was the foundation of an autonomous musical personality keen on experimentation, this dissertation discusses how the movement Sertaneja, from the Suite para canto e violino (composed in Paris in 1923) conveys a particular Villa-Lobos’ perspective on what Brazil would be. Using an interdisciplinary methodology based on the context-analysis-performance tripod, this research starts from a micro approach, which investigates how Villa-Lobos portrays Brazil musically in Sertaneja, using analytical tools from the Set and Centricity Theories (STRAUS, 2000), music onomatopoeias (CASTELÕES, 2007, 2009, 2018), rhythmic and textural procedures (SALLES, 2009; BERRY, 1987), to a macro approach, which connects the piece to contemporary times through the concept of sertão (REBOUÇAS, 2019), the musical idea of brasilidade (DIAS, 2017) and the recent political events of Brazilian history (2018-2020).pt_BR
dc.description.resumoNo complexo contexto sociocultural brasileiro do início do século XX, no qual a ideia de modernidade e a invenção da Nação se misturam, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) inicia sua carreira de compositor. Defendendo que a transversalidade da sua formação fundamentou uma personalidade musical autônoma e afeita às experimentações, esta dissertação discute como o movimento Sertaneja, da Suíte para canto e violino (composta em Paris em 1923) veicula uma perspectiva particular a Villa-Lobos do que seria o Brasil. Valendo-se de uma metodologia interdisciplinar fundamentada sobre o tripé contexto-análise-performance, a pesquisa parte de uma abordagem micro, que estuda como Villa-Lobos significa o Brasil musicalmente na Sertaneja, usando da Teoria dos Conjuntos, da Centricidade (STRAUS, 2000), das onomatopeias musicais (CASTELÕES, 2007, 2009, 2018) e dos processos rítmicos e texturais (SALLES, 2009; BERRY, 1987), a uma abordagem macro, que a conecta à contemporaneidade através do conceito de sertão (REBOUÇAS, 2019), da ideia de brasilidade musical (DIAS, 2017) e dos eventos políticos recentes da história do Brasil (2018-2020).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSertanejapt_BR
dc.subjectSuíte para Canto e Violinopt_BR
dc.subjectHeitor Villa-Lobospt_BR
dc.subjectModernismospt_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectModernismspt_BR
dc.subjectNationalismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleAUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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