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Tipo: Dissertação
Título: Apropriação dos resultados das avaliações do SPAECE: estudo de caso de uma Escola Estadual de Ensino Médio do Ceará
Autor(es): Matos, Rachel Braga Alves de
Primeiro Orientador: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Aguiar, Glauco da Silva
Resumo: Este estudo, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), buscou compreender como os gestores e professores de uma unidade escolar cearense, denominada como Escola SB, situada no município de Canindé, se apropriam dos resultados das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Frente a isso, elencamos como questão de pesquisa: como os gestores e professores da Escola SB se apropriam e utilizam os resultados das avaliações do SPAECE no desenvolvimento de suas ações pedagógicas? Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: i) descrever a política estadual de avaliação educacional e o contexto da Escola SB; ii) analisar como acontece a apropriação e utilização dos resultados do SPAECE na Escola SB; iii) e propor ações, no âmbito da escola, que promovam uma melhor apropriação dos resultados do SPAECE e a auxilie a alcançar os resultados esperados. Para o desenvolvimento deste estudo, inicialmente, foi feita uma pesquisa bibliográfica e, em seguida, uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso (YIN, 2001). Para o processo de coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora da escola, além da aplicação de questionário para todos os professores da escola pesquisada. Os dados coletados foram analisados a partir dos seguintes referenciais teóricos: Bonamino e Sousa (2012), Brooke e Cunha (2011), Machado (2012), Sousa e Oliveira (2010), Blasis (2013), Fontanive (2013), Lück (2009) e Sawicki e Pagliarin (2018). Os resultados encontrados apontam que os gestores e professores da escola reconhecem o SPAECE como uma ferramenta pedagógica, que fornece subsídios para qualificar as práticas docentes. Entretanto, apresentam dificuldades para interpretar seus resultados e utilizá-los em favor da melhoria da aprendizagem. As práticas de apropriação de resultados, na escola, enfatizam a leitura de dados e a análise de percentuais de erro e acerto, em detrimento de uma reflexão pedagógica. Diante disso, o Plano de Ação Educacional (PAE) apresentado tem como cerne a formação continuada para os gestores e professores com o intuito de potencializar a atuação do gestor escolar frente às práticas de apropriação e utilização dos resultados desenvolvidas na escola e ressignificar esses processos, de forma que os dados possam ser compreendidos para além de números e sejam utilizados pedagogicamente pelos professores no planejamento das aulas, em favor da melhoria da aprendizagem.
Abstract: This study, developed within the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), sought to understand how the managers and teachers of a school in Ceará, called as SB School, located in Canindé, appropriate the results of the evaluations of the Permanent Evaluation System of Basic Education of Ceará (SPAECE). In front of it, we list as a research question: how do the SB School managers and teachers appropriate and use the results of the SPAECE evaluations in the development of their pedagogical actions? The specific objectives defined for this study were: i) describe the state policy of educational assessment and the context of the SB School; ii) analyze how the appropriation and use of SPAECE results happen at Escola SB; iii) and propose actions within the school that promote a better appropriation of SPAECE results and help achieve the expected results. For the development of this study, a bibliographic research was initially made, and then, a qualitative research as a study of case (YIN, 2001). For the data collection process, semi-structured interviews were conducted with the school management team, as well as the application of a questionnaire to all teachers in the school surveyed. The collected data were analyzed from the following theoretical references: Bonamino and Sousa (2012), Brooke and Cunha (2011), Machado (2012), Sousa and Oliveira (2010), Blasis (2013),Fontanive (2013), Lück (2009) and Sawicki and Pagliarin (2018). The results found out show that school managers and teachers of school recognize SPAECE as a pedagogical tool, which provides subsidies to qualify teaching practices. However, they present difficulties to interpret their results and use them in favor of learning improvement. The results appropriation practices, at school, emphasize the reading of data and the analysis of error and hit percentages, rather than a pedagogical reflection. In front of it, the Education Action Plan (PAE) presented has as core the continuing education for managers and teachers in order to enhance the performance of the school manager facing the practices of appropriation and use of results, developed at school and reframing these processes, so that the data can be understood beyond numbers and be used pedagogically by the teachers in the planning of the classes, in favor of learning improvement.
Palavras-chave: SPAECE
Apropriação de resultados
Gestão escolar
SPAECE
Appropriation of results
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12333
Data do documento: 20-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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