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dc.contributor.advisor1Apolônio, Ana Carolina Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7570808562726658pt_BR
dc.contributor.referee1Chedier, Luciana Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9940026328301089pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Kênia Valéria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074173162086323pt_BR
dc.creatorCarvalho, Raphaela Junqueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3910160652294567pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-04T13:50:59Z-
dc.date.available2021-02-04-
dc.date.available2021-02-04T13:50:59Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12313-
dc.description.abstractBiology teaching plays an important role in the formation of the individual, as it allows the understanding and use of scientific knowledge to plan, evaluate and intervene in real everyday situations. According to the National Common Curricular Base (BNCC), the use of the investigative approach as a teaching strategy contributes to achieving the competencies and skills inherent in the curriculum. In this work we have structured a didactic sequence, accessible to any high school teacher and applicable to different topics, in order to assist the development of scientific thinking in students through the investigative approach. The activities were developed with students from the 1st year of high school at the Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, São Lourenço / MG, qualitatively evaluated and the results presented through an experience report. It was possible to verify, through the didactic sequence developed here that (1) there are several ways to develop an investigative activity, which can be demonstrative, experimental or of social context, (2) the use of the approach as a teaching strategy allows for criticality , reflection and gradually builds scientific thinking, (3) students demonstrated engagement and leadership in solving problems by acting actively in the teachinglearning process and (4) they were able to use the knowledge acquired in the classroom to propose changes habits in their means of action. Thus, the application of the didactic sequence showed that the investigative approach enables the development of scientific thinking and contributed to the citizens' education of students. In addition, he emphasized the importance of school work, represented here by the biology teacher, in bringing scientific work closer to the students' reality, an essential strategy for facing the challenges of our current society.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Biologia tem um papel importante na formação do indivíduo, pois permite a compreensão e utilização dos conhecimentos científicos para planejar, avaliar e intervir em situações reais do cotidiano. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a utilização da abordagem investigativa como estratégia de ensino contribui para alcançar as competências e habilidades inerentes ao currículo. Neste trabalho estruturamos uma sequência didática, acessível a qualquer professor de ensino médio e aplicável a diferentes tópicos, a fim de auxiliar o desenvolvimento do pensamento científico nos educandos através da abordagem investigativa. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, São Lourenço/MG, avaliadas qualitativamente e os resultados apresentados através de um relato de experiência. Foi possível verificar, por meio da sequência didática aqui desenvolvida que (1) existem vários caminhos para se elaborar uma atividade investigativa, que pode ser demonstrativa, experimental ou de contextualização social, (2) a utilização da abordagem como estratégia de ensino possibilita a criticidade, a reflexão e constrói de forma gradual o pensamento científico, (3) os alunos demonstraram engajamento e protagonismo na resolução dos problemas atuando de forma ativa no processo de ensino aprendizagem e (4) conseguiram utilizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para proporem mudanças de hábitos em seus meios de atuação. Assim, a aplicação da sequência didática evidenciou que a abordagem investigativa possibilita o desenvolvimento do pensamento científico e contribuiu para a formação cidadã dos educandos. Além disso enfatizou a importância do trabalho da escola, representado aqui pelo professor de Biologia, em aproximar o trabalho científico à realidade dos alunos, estratégia essencial para o enfrentamento dos desafios de nossa sociedade atual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtividades investigativaspt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectPensamento científicopt_BR
dc.subjectInvestigative activitiespt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subjectScientific thinkingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDesenvolvendo o pensamento científico no Ensino Médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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