Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12313
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raphaelajunqueiracarvalho.pdf2.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvendo o pensamento científico no Ensino Médio
Autor(es): Carvalho, Raphaela Junqueira
Primeiro Orientador: Apolônio, Ana Carolina Morais
Membro da banca: Chedier, Luciana Moreira
Membro da banca: Santos, Kênia Valéria dos
Resumo: O ensino de Biologia tem um papel importante na formação do indivíduo, pois permite a compreensão e utilização dos conhecimentos científicos para planejar, avaliar e intervir em situações reais do cotidiano. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a utilização da abordagem investigativa como estratégia de ensino contribui para alcançar as competências e habilidades inerentes ao currículo. Neste trabalho estruturamos uma sequência didática, acessível a qualquer professor de ensino médio e aplicável a diferentes tópicos, a fim de auxiliar o desenvolvimento do pensamento científico nos educandos através da abordagem investigativa. As atividades foram desenvolvidas com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, São Lourenço/MG, avaliadas qualitativamente e os resultados apresentados através de um relato de experiência. Foi possível verificar, por meio da sequência didática aqui desenvolvida que (1) existem vários caminhos para se elaborar uma atividade investigativa, que pode ser demonstrativa, experimental ou de contextualização social, (2) a utilização da abordagem como estratégia de ensino possibilita a criticidade, a reflexão e constrói de forma gradual o pensamento científico, (3) os alunos demonstraram engajamento e protagonismo na resolução dos problemas atuando de forma ativa no processo de ensino aprendizagem e (4) conseguiram utilizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula para proporem mudanças de hábitos em seus meios de atuação. Assim, a aplicação da sequência didática evidenciou que a abordagem investigativa possibilita o desenvolvimento do pensamento científico e contribuiu para a formação cidadã dos educandos. Além disso enfatizou a importância do trabalho da escola, representado aqui pelo professor de Biologia, em aproximar o trabalho científico à realidade dos alunos, estratégia essencial para o enfrentamento dos desafios de nossa sociedade atual.
Abstract: Biology teaching plays an important role in the formation of the individual, as it allows the understanding and use of scientific knowledge to plan, evaluate and intervene in real everyday situations. According to the National Common Curricular Base (BNCC), the use of the investigative approach as a teaching strategy contributes to achieving the competencies and skills inherent in the curriculum. In this work we have structured a didactic sequence, accessible to any high school teacher and applicable to different topics, in order to assist the development of scientific thinking in students through the investigative approach. The activities were developed with students from the 1st year of high school at the Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, São Lourenço / MG, qualitatively evaluated and the results presented through an experience report. It was possible to verify, through the didactic sequence developed here that (1) there are several ways to develop an investigative activity, which can be demonstrative, experimental or of social context, (2) the use of the approach as a teaching strategy allows for criticality , reflection and gradually builds scientific thinking, (3) students demonstrated engagement and leadership in solving problems by acting actively in the teachinglearning process and (4) they were able to use the knowledge acquired in the classroom to propose changes habits in their means of action. Thus, the application of the didactic sequence showed that the investigative approach enables the development of scientific thinking and contributed to the citizens' education of students. In addition, he emphasized the importance of school work, represented here by the biology teacher, in bringing scientific work closer to the students' reality, an essential strategy for facing the challenges of our current society.
Palavras-chave: Atividades investigativas
Estratégias de ensino
Pensamento científico
Investigative activities
Teaching strategies
Scientific thinking
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12313
Data do documento: 13-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons