Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12303
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
glauberdeoliveiralima.pdfPDF/A3.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mees, Leonardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021238762091968pt_BR
dc.contributor.referee1Sangenis, Luiz Fernando Conde-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3642667436336700pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Reginaldo de Souza-
dc.creatorLima, Glauber de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1507745592191693pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-03T19:03:51Z-
dc.date.available2021-02-02-
dc.date.available2021-02-03T19:03:51Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12303-
dc.description.abstractTechnologies have always been important milestones in the transformation of social relations throughout history, as well as directing the construction of knowledge in the educational field, based on its improvement and diversification, especially after the emergence of Distance Learning. In recent decades, contemporary society has been experiencing a metamorphosis in the didactic-pedagogical paradigms, driven mainly by the incorporation of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) into the educational context. So, the present Master's Conclusion Work (TCM), talks about the contributions, difficulties and possibilities to science and biology teaching mediated by TDICs based on the experience of the teachers of the State high school of Cândido Sales, through the e-Nova project, at state school system by the government of Bahia. The eNova Education project offers knowledge and new methodologies from Google digital applications (G Suite platform), through continuing education through Distance Education to teachers from the Bahia state network, favoring the appropriation of scientific knowledge integrated with the use of technologies. The research carried out on TDICs was of a bibliographic nature, reviewing the history of the emergence of these technologies in education, the process of teacher training as well as the critical-pedagogical approach in teaching biology. About the eNova Education project, an exploratory qualitative research was developed based on semi-structured interviews and questionnaires for data collection, aiming at understanding the relevance of TDICs in teaching biology, based on the reports of educators participating in the program. State School of Cândido Sales - Bahia.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias sempre foram importantes marcos dos processos de transformação das relações sociais ao longo da história, como também direcionaram a construção do saber no campo educacional, a partir do seu aprimoramento e de diversificação, principalmente após o surgimento do Ensino a Distância. Nas últimas décadas, a sociedade contemporânea vem experimentando uma metamorfose nos paradigmas didáticos-pedagógicos compelida principalmente pela incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ao contexto educacional. Assim o presente Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), disserta sobre as contribuições, dificuldades e possibilidades ao ensino de ciências e biologia mediado pelas TDICs a partir da experiência dos professores do Colégio Estadual de Cândido Sales, através do projeto e-Nova, na rede estadual de ensino pelo governo da Bahia. O projeto e-Nova Educação oferta conhecimentos e novas metodologias a partir de aplicativos digitais da Google (plataforma G Suíte), mediante formação continuada por Ensino a Distância aos professores da rede estadual baiana, favorecendo a apropriação dos saberes científicos integrado ao uso de tecnologias. A pesquisa realizada sobre TDICs foi de cunho bibliográfico, revisando a história de surgimento destas tecnologias na educação, o processo de formação docente bem como a abordagem crítico-pedagógica no ensino de biologia. Sobre o projeto e-Nova Educação foi elaborada pesquisa qualitativa de caráter exploratório fundamentado em entrevistas semiestruturadas e questionários para coleta de dados, objetivando a compreensão sobre a relevância das TDICs no ensino de biologia, a partir dos relatos dos educadores partícipes do Colégio Estadual de Cândido Sales - Bahia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de Informação e de Comunicação (TDICs)pt_BR
dc.subjectPrograma e-Nova Educaçãopt_BR
dc.subjectBiology teachingpt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (TDICs)pt_BR
dc.subjecte-Nova Education Programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO ensino de biologia mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e os desafios e possibilidades do projeto e-Nova Educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons