Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12303
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
glauberdeoliveiralima.pdfPDF/A3.18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de biologia mediado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e os desafios e possibilidades do projeto e-Nova Educação
Autor(es): Lima, Glauber de Oliveira
Primeiro Orientador: Mees, Leonardo
Membro da banca: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Membro da banca: Silva, Reginaldo de Souza
Resumo: As tecnologias sempre foram importantes marcos dos processos de transformação das relações sociais ao longo da história, como também direcionaram a construção do saber no campo educacional, a partir do seu aprimoramento e de diversificação, principalmente após o surgimento do Ensino a Distância. Nas últimas décadas, a sociedade contemporânea vem experimentando uma metamorfose nos paradigmas didáticos-pedagógicos compelida principalmente pela incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ao contexto educacional. Assim o presente Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), disserta sobre as contribuições, dificuldades e possibilidades ao ensino de ciências e biologia mediado pelas TDICs a partir da experiência dos professores do Colégio Estadual de Cândido Sales, através do projeto e-Nova, na rede estadual de ensino pelo governo da Bahia. O projeto e-Nova Educação oferta conhecimentos e novas metodologias a partir de aplicativos digitais da Google (plataforma G Suíte), mediante formação continuada por Ensino a Distância aos professores da rede estadual baiana, favorecendo a apropriação dos saberes científicos integrado ao uso de tecnologias. A pesquisa realizada sobre TDICs foi de cunho bibliográfico, revisando a história de surgimento destas tecnologias na educação, o processo de formação docente bem como a abordagem crítico-pedagógica no ensino de biologia. Sobre o projeto e-Nova Educação foi elaborada pesquisa qualitativa de caráter exploratório fundamentado em entrevistas semiestruturadas e questionários para coleta de dados, objetivando a compreensão sobre a relevância das TDICs no ensino de biologia, a partir dos relatos dos educadores partícipes do Colégio Estadual de Cândido Sales - Bahia.
Abstract: Technologies have always been important milestones in the transformation of social relations throughout history, as well as directing the construction of knowledge in the educational field, based on its improvement and diversification, especially after the emergence of Distance Learning. In recent decades, contemporary society has been experiencing a metamorphosis in the didactic-pedagogical paradigms, driven mainly by the incorporation of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) into the educational context. So, the present Master's Conclusion Work (TCM), talks about the contributions, difficulties and possibilities to science and biology teaching mediated by TDICs based on the experience of the teachers of the State high school of Cândido Sales, through the e-Nova project, at state school system by the government of Bahia. The eNova Education project offers knowledge and new methodologies from Google digital applications (G Suite platform), through continuing education through Distance Education to teachers from the Bahia state network, favoring the appropriation of scientific knowledge integrated with the use of technologies. The research carried out on TDICs was of a bibliographic nature, reviewing the history of the emergence of these technologies in education, the process of teacher training as well as the critical-pedagogical approach in teaching biology. About the eNova Education project, an exploratory qualitative research was developed based on semi-structured interviews and questionnaires for data collection, aiming at understanding the relevance of TDICs in teaching biology, based on the reports of educators participating in the program. State School of Cândido Sales - Bahia.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Tecnologias digitais de Informação e de Comunicação (TDICs)
Programa e-Nova Educação
Biology teaching
Digital Information and Communication Technologies (TDICs)
e-Nova Education Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12303
Data do documento: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons