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Tipo: Dissertação
Título: Educação permanente em saúde: o monitoramento sob a ótica das referências técnicas das Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais
Autor(es): Oliveira, Edith Monteiro de
Primeiro Orientador: Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Membro da banca: Seixas, Clarissa Terenzi
Membro da banca: Farah, Beatriz Francisco
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender o processo de monitoramento da Educação Permanente em Saúde sob a ótica das referências técnicas das Unidades Regionais de Saúde do estado de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo, no qual participaram 16 trabalhadores que são referências técnicas de Educação Permanente em Saúde e que atuam nas Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais. Os dados foram coletados no período de agosto a outubro de 2019, utilizando-se de uma entrevista semiestruturada, composta pela caracterização do perfil dos participantes e seis questões abertas, que visavam compreender a Educação Permanente em Saúde na prática dos entrevistados. Os conteúdos oriundos das entrevistas, foram consolidados e analisados à luz da hermenêutica dialética. Emergiram três categorias de análise: a) “O cotidiano de trabalho das referências técnicas em Educação Permanente em Saúde” – apresentou a dimensão das demandas institucionais, a complexidade multifacetária no contexto organizacional e a interface das práticas educativas; b) “ O monitoramento das ações de Educação Permanente em Saúde na prática” – apontou o monitoramento realizado informalmente, através de dados e por relatórios; c) “ Proposições para a consolidação do monitoramento” – evidenciou a necessidade de parâmetros de referência, a institucionalização de instrumentos para o monitoramento e o engajamento das referências técnicas de Educação Permanente em Saúde. Contudo, faz-se necessária a consolidação de instrumentos para que se realize o monitoramento, a fim de apoiar o processo de trabalho das referências técnicas.
Abstract: This research aims to understand the process of monitoring Permanent Education in Health from the perspective of technical references from Regional Health Units in the state of Minas Gerais. It is a qualitative study, of a descriptive type, in which 16 workers participated who are technical references of Permanent Education in Health and who work in the Regional Health Units of Minas Gerais. Data were collected from August to October 2019, using a semistructured interview, consisting of the characterization of the participants 'profile and six open questions, which aimed to understand Permanent Health Education in the interviewees' practice. The contents from the interviews were consolidated and analyzed in the light of dialectical hermeneutics. Three categories of analysis emerged: a) “The daily work of technical references in Permanent Education in Health” - presented the dimension of institutional demands, the multifaceted complexity in the organizational context and the interface of educational practices; b) “The monitoring of Permanent Education in Health actions in practice” - pointed out the monitoring carried out informally, through data and reports; c) “Proposals for the consolidation of monitoring” - evidenced the need for reference parameters, the institutionalization of instruments for monitoring and the engagement of technical references in Permanent Health Education. However, it is necessary to consolidate instruments so that monitoring is carried out in order to support the work process of technical references.
Palavras-chave: Educação continuada
Enfermagem
Gestão em saúde
Continuing education
Nursing
Health management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12286
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



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