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Type: Dissertação
Title: A apuração de manifestações pelo Serviço de Inspeção Escolar na Superintendência Regional de Diamantina: desafios e propostas
Author: Souza, Cícero José de
First Advisor: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Magrone, Eduardo
Referee Member: Vertuan, Rodolfo Eduardo
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute os fatores que geram reincidência nas manifestações na Ouvidoria Educacional (OE) da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Diamantina e tem como principal objetivo analisar quais são os fatores geradores dessas reincidências. O objetivo geral foi desmembrado nos seguintes objetivos específicos: descrever a SRE Diamantina, o Serviço de Inspeção Escolar (SIE) e a apuração de manifestações; analisar quais são os fatores geradores de manifestações e as causas das reincidências; e propor um plano de ação para o Inspetor Escolar atuar de maneira preventiva, desenvolver com as escolas ações que elevem a qualidade dos serviços ofertados e criar ou ampliar os instrumentos de diálogos existentes para que as demandas mais simples sejam resolvidas diretamente nos estabelecimentos de ensino. Com base na atuação do pesquisador como Inspetor Escolar e em levantamento preliminar de manifestações, através dos relatórios da OE dos anos de 2015 a 2018, assumiu-se como hipótese inicial que os conflitos ocorridos nas escolas, e supostamente não resolvidos, são repetidos em forma de manifestações na Ouvidoria. O referencial teórico contextualiza a administração pública no Brasil, a criação das propostas de accountability, vinculada ao gerencialismo e à criação das ouvidorias, o papel do Inspetor Escolar no contexto das políticas públicas no âmbito educacional, bem como a imersão nos conflitos da organização e a valorização do diálogo e a mediação dos conflitos. Na metodologia para o estudo de caso utilizou-se a abordagem qualitativa, com análise documental, aplicação de questionários e entrevistas. Os resultados da pesquisa apontaram a necessidade de definição de padrão para apuração de manifestações e formação para os servidores, bem como a criação e/ou ampliação dos canais de diálogos com a comunidade escolar. O Plano de Ação Educacional (PAE) proposto contemplou ações de adoção de padrões para apuração de manifestações, formação dos Inspetores Escolares e demais servidores das escolas e, ainda, a criação de mecanismo de monitoramento e controle das respostas das manifestações e a valorização do diálogo e a mediação de conflitos nas escolas.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discusses the factors that generate recurring manifestations in the Educational Ombudsman (OE) of the Regional Superintendence of Education of Diamantina (SRE). Moreover, it aims to analyze what factors generate these recurrences. The general objective was divided into the following specific objectives: to describe the SRE Diamantina, the School Inspection Service (SIE), and the verification of manifestations; to analyze what factors generate manifestations and the causes of recurrences; and to propose an action plan for the School Inspector to act in a preventive manner, to develop actions with schools that raise the quality of the services offered and to create or expand the existing dialogue instruments so that the simplest demands are resolved directly in educational establishments. Based on the researcher's role as a School Inspector and a preliminary survey of manifestations, through the OE reports from 2015 to 2018, it was assumed as an initial hypothesis that the conflicts occurred in schools, and supposedly not resolved, are repeated in different ways of manifestations in the Ombudsman. The theoretical framework contextualizes public administration in Brazil, the creation of accountability proposals, linked to the management and the creation of ombudsmen, the role of the School Inspector in the context of public policies in the educational sphere, as well as immersion in the organization's conflicts and the valorization of the dialogue and mediating conflicts. The methodology for the case study used the qualitative approach, with documentary analysis, application of questionnaires, and interviews. The results of the research pointed to the need to define a pattern for verification of manifestations and training for the servants, and also the creation and/or enlargement of dialogue channels with the school community. The proposed Educational Action Plan (PAE) contemplated actions of adoption of patterns for the verification of manifestations, training of School Inspectors and other school servants, as well as the creation of a mechanism for monitoring and controlling of the responses of the manifestations and the valorization of dialogue and conflict mediation in schools.
Keywords: Serviço de Inspeção Escolar
Ouvidoria
Conflitos
School Inspection Service
Ombudsman
Conflicts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12282
Issue Date: 20-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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