Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12281
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
françoessoaressilva.pdfPDF/A1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Abordagens investigativas no ensino de microbiologia para a promoção da alfabetização científica dos estudantes de nível médio
Author: Silva, Françoes Soares
First Advisor: Pieri, Fabio Alessandro
Referee Member: Souza, Cristian Ferreira de
Referee Member: Bicalho, Gabriela Parente
Resumo: O ensino público brasileiro enfrenta atualmente inúmeros problemas, como a falta de infraestrutura das escolas e os índices inadequados de letramento científico (LC) dos estudantes. Em meio a esse cenário, ensinar os conteúdos relacionados a Biologia, principalmente a Microbiologia, de maneira contextualizada tem sido um desafio para muitos docentes de escolas públicas. Na expectativa de trazer contribuições para o ensino de Microbiologia no ensino médio de escolas públicas de educação básica, esta pesquisa procurou apresentar novas propostas de estratégias de ensino através da elaboração do E-book titulado: “A Biologia que a gente não vê: aulas práticas para escolas sem laboratórios”. O produto educacional foi elaborado após a realização de levantamento bibliográfico sobre os tipos de metodologias ativas e práticas experimentais relacionadas a Microbiologia. A metodologia Ensino por Investigação foi selecionada pela capacidade de proporcionar o desenvolvimento de atividades de aprendizagem ativas para a promoção da alfabetização científica (AC) e do pensamento crítico investigativo dos alunos, por meio da resolução de problemas contextualizados ao cotidiano, além da viabilidade de aplicação da mesma em escolas públicas de educação básica pelo docente de Biologia. Os objetivos de aprendizagem das sequências de ensino investigativas (SEI) elaboradas foram escolhidos mediante o cenário atual das escolas públicas brasileiras. O material elaborado está adequado para as turmas do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio e embasadas nas competências e habilidades da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). O conjunto das SEI estão organizadas em um E-book a ser disponibilizado em formato de recurso digital para download gratuito, tendo como público-alvo docentes de Biologia da rede pública de ensino. Portanto, o produto tem como finalidade motivar os docentes de escolas públicas a desenvolverem aulas práticas e demonstrações experimentais, aliadas ao ensino teórico da Microbiologia, por meio da utilização de materiais acessíveis e financeiramente viáveis para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas, visando o alcance gradativo da alfabetização científica e a aprendizagem significativa dos estudantes. O instrumento didáticopedagógico elaborado foi baseado no atual desafio da falta de instrumentos e condições de trabalho apropriadas em que se encontram os docentes de Biologia, atuantes no ensino médio em escolas públicas de ensino básico e em seus estudantes, que tem diariamente seus direitos de aprendizagem violados, pela falta de infraestrutura, de insumos básicos e metodologias ativas para a realização de aulas práticas experimentais adequadas e de qualidade, demonstrando ser possível um ensino contextualizado da Microbiologia no ensino médio, mesmo na ausência de um ambiente laboratorial bem equipado. A realização desse trabalho busca a modernização e inovação do ensino de Microbiologia, através da disponibilização do produto educacional em escolas públicas brasileiras que apresentem interesse em utilizá-lo. Ao desenvolvê-las, esperamos auxiliar no desenvolvimento de alunos mais autônomos e protagonistas, para a formação futura de cidadãos mais críticos e conscientes a cerca do papel da ciência para a sociedade a qual estão inseridos.
Abstract: Brazilian public education currently faces numerous problems, such as the lack of school infrastructure and inadequate scientific literacy rates (LC) of students. In the midst of this scenario, teaching the contents related to Biology, mainly Microbiology, in a contextualized way has been a challenge for many public school teachers. In the expectation of bringing contributions to the teaching of Microbiology in public high schools of basic education, this research sought to present new proposals for teaching strategies through the elaboration of the titled E-book: “Biology that we do not see: practical classes for schools without laboratories ”. The educational product was prepared after conducting a bibliographic survey on the types of active methodologies and experimental practices related to Microbiology. The Teaching by Research methodology was selected for its ability to provide the development of active learning activities for the promotion of scientific literacy (AC) and critical investigative thinking of students, through the resolution of problems contextualized to everyday life, in addition to the feasibility of applying it in public schools of basic education by the Biology teacher. The learning objectives of the didactic sequences of investigative teaching (SEI) elaborated were chosen according to the current scenario of Brazilian public schools. The material prepared is suitable for the classes of the 1st, 2nd and 3rd years of high school and based on the competences and skills of the National Common Curricular Base (BNCC). The set of SEI are organized in an E-book to be made available in digital resource format for free download, targeting public Biology teachers from the public school system. Therefore, the provided product aims to motivate public school teachers to develop practical classes and experimental demonstrations, combined with the theoretical teaching of Microbiology, through the use of accessible and financially viable materials for the development of cognitive and metacognitive skills, aiming at gradual reach of scientific literacy and meaningful student learning. The didactic-pedagogical instrument developed was based on the current challenge of the lack of appropriate instruments and working conditions in which Biology teachers are found, working in high school in public elementary schools and their students, who daily have their rights to learning violated, due to the lack of infrastructure, basic inputs and active methodologies for conducting adequate and quality experimental practical classes. Demonstrating that contextualized teaching of microbiology in high school is possible, even in the absence of a well-equipped laboratory environment. The accomplishment of this work seeks the modernization and innovation of the teaching of Microbiology, by making the educational product available in Brazilian public schools that are interested in using it. In developing them, we hope to assist in the development of more autonomous students and protagonists, for the future formation of more critical and conscious citizens about the role of science for the society to which they are inserted.
Keywords: Ensino de microbiologia
Ensino por investigação
Alfabetização científica
Ensino médio
Ensino público
Produto educacional
Metodologias ativas
Ausência de laboratório
Microbiology teaching
Researching teach
Scientific literacy
High school
Public education
Educational product
Active methodologies
Absence of laboratory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12281
Issue Date: 30-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons