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Clase: Dissertação
Título : A aplicação da rotina de matemática do programa Mais Paic pelos professores do 5º ano do ensino fundamental no município de Pacatuba - Ceará
Autor(es): Silva, Maria Angélica Sales da
Orientador: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Miembros Examinadores: Alves, Alesandra Maia Lima
Miembros Examinadores: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discute a aplicação da aplicação da rotina de matemática orientada pelo Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) pelos professores do 5º ano do Ensino Fundamental no município de Pacatuba, região metropolitana de Fortaleza, no Estado do Ceará. Investiguei se a rotina de matemática é, na perspectiva dos professores, eficaz em atender às suas necessidades pedagógicas e didáticas em sala de aula. A rotina de matemática que tem como método a Sequência Fedathi, é parte integrante da formação continuada de professores do Programa Mais Paic e foi proposta com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos e de subsidiar o professor com um método de ensino que atenda às necessidades de ensino e aprendizagem do 5º ano em matemática, sendo uma série que ainda não atingiu os níveis adequados de aprendizagem no Estado do Ceará, de acordo com as avaliações externas. O objetivo desta pesquisa é analisar a eficácia da rotina, tomando como referência a perspectiva dos professores de matemática do 5º ano. Para isso, os objetivos da pesquisa são: (i) descrever a rotina de matemática e o método da Sequência Fedathi proposta pelo Programa Mais Paic aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental; (ii) analisar a eficácia da rotina de matemática, tomando como referência a opinião dos professores do 5º ano no município de Pacatuba e (iii) propor um plano de ação que possa contribuir com os professores, o formador municipal e o consultor de matemática do Programa Mais Paic, na busca de alternativas para a resolução de fatores que interferem na aplicação da rotina. A metodologia de pesquisa é qualitativa e, para sua realização, foram utilizados dados de um estudo amostral de seis escolas, através de entrevistas e da aplicação de questionários em 16 escolas, tendo como público alvo os professores e a formadora municipal. O referencial teórico abrange autores como Francisco Imbernón e Maurice Tardiff e, para a discussão de metodologias de ensino da matemática buscou-se a pesquisa dos autores: Hermínio Borges, Guy Brousseau, Polya e Ubiratan D’ambrósio. A pesquisa teve como principais achados: O planejamento da aula sem a utilização da rotina, dúvidas dos professores sobre alguns conteúdos de matemática, não participação dos pais no (pouco) aprendizado dos filhos, infrequência dos alunos e tempo insuficiente da aula para aplicar a rotina; a partir dos achados foram propostos cinco planos de ação cada plano voltado para cada um dos achados: curso de formação de matemática em EaD, sugestão de uma ferramenta para o plano de aula utilizando a rotina de matemática, elaboração de dois encontros formativos para a família, implantação de um programa de busca ativa para os alunos e uma reorganização do horário das disciplinas na grade curricular semanal. Assim, este trabalho pode contribuir com o Programa Mais Paic trazendo a análise da rotina de matemática e registrando caminhos de mudanças sugeridos pelos professores do 5º ano para a busca de bons resultados no ensino e aprendizagem de matemática.
Resumen : This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case discusses the application of the application of the mathematics routine guided by the Learning Program at the Right Age (Mais Paic) by teachers of the 5th year of elementary school in the municipality of Pacatuba, metropolitan region of Fortaleza, in the State of Ceará. I investigated whether the math routine is, in the teachers' perspective, effective in meeting their pedagogical and didactic needs in the classroom. The math routine, using the Fedathi Sequence method, is an integral part of the continuing education of teachers of the Mais Paic Program and was proposed with the aim of improving student learning and providing the teacher with a teaching method that meets the needs of teaching and learning of the 5th year in mathematics, a series that has not yet reached adequate levels of learning in the State of Ceará, according to external evaluations. The objective of this research is to analyze the effectiveness of the routine, taking as a reference the perspective of 5th grade math teachers. For this, the research objectives are: (i) to describe the math routine and the Fedathi Sequence method proposed by the Mais Paic Program to teachers in the 5th year of elementary school; (ii) to analyze the effectiveness of the math routine, taking as a reference the opinion of the 5th grade teachers in the municipality of Pacatuba and (iii) to propose an action plan that can contribute with the teachers, the municipal trainer and the math consultant of the Mais Paic Program, in search of alternatives for solving factors that interfere in the application of the routine. The research methodology is qualitative and, for its realization, data from a sample study of six schools were used, through interviews and the application of questionnaires in 16 schools, targeting teachers and the municipal trainer. The theoretical framework includes authors such as Francisco Imbernón and Maurice Tardiff and, for the discussion of mathematics teaching methodologies, the authors' research was sought: Hermínio Borges, Guy Brousseau, Polya and Ubiratan D’ambrósio. The research had as main findings: The lesson planning without the use of routine, teachers' doubts about some math content, parents' participation in the (little) learning of their children, students' infrequency and insufficient class time to apply the routine ; Based on the findings, five action plans were proposed, each plan aimed at each of the findings: distance learning mathematics course, suggestion of a tool for the lesson plan using the math routine, preparation of two training meetings for the family , implementation of an active search program for students and a reorganization of the schedule of subjects in the weekly curriculum. Thus, this work can contribute to the Mais Paic Program bringing the analysis of the mathematics routine and recording the paths of change suggested by the 5th grade teachers in the search for good results in the teaching and learning of mathematics.
Palabras clave : Matemática
Formação continuada de professores
Sequência Fedathi
Mathematics
Continuing teacher education
Fedathi sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12273
Fecha de publicación : 9-nov-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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