https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12257
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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marcelledeoliveiracosta.pdf | 6.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Um jogo para o ensino de microrganismos, protozoários e helmintos |
Autor(es): | Costa, Marcelle de Oliveira |
Orientador: | Apolônio, Ana Carolina Morais |
Second Advisor: | Natucci, Gabriel Coutinho |
Miembros Examinadores: | Santos, Kênia Valéria dos |
Miembros Examinadores: | Macêdo, Simone Moreira de |
Resumo: | No conteúdo sobre Domínios dos seres vivos e Vírus os alunos precisam compreender sobre a estrutura, metabolismo, patogenia, taxonomia entre outros aspectos desses organismos. O conteúdo possui um vocabulário próprio, é extenso e torna-se cansativo no decorrer da explicação. Entretanto, ter um mínimo de conhecimento sobre as doenças trabalhadas no conteúdo se faz necessário para que o aluno saiba como preveni-las, adquirindo um conhecimento biológico que ele possa aplicar no seu cotidiano. Desenvolver e aplicar novos métodos para ensinar é tarefa do professor. Assim, este trabalho visa à elaboração de um jogo de tabuleiro e cartas para o ensino sobre Domínio Bactéria, Domínio Eucaria (Reino Protista, Fungi e Animalia) e Vírus e, foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos sob o parecer n° 3.233.912. Os alunos foram divididos em 6 grupos que, após a explicação do conteúdo, elaboraram, pelo menos, duas cartas com 15 dicas cada, para se descobrir qual é a doença ou quem é o agente causador. Tais cartas foram então corrigidas e devolvidas aos alunos, para que eles as digitassem com as devidas correções e as devolvessem novamente para a professora que, depois, transformou o conteúdo das cartas em gráfico para análise. Foi realizada com os alunos uma votação para a escolha do nome do jogo e do estilo de tabuleiro. Ao final da construção de todas as cartas e do tabuleiro, os alunos jogaram. Quanto menos dicas ele precisasse mais ele avançaria no tabuleiro. Nesse momento foi realizada também uma análise do número de dicas utilizadas, por tema, durante duas jogadas, três grupos de cada vez. Analisando o engajamento dos alunos com as atividades propostas e os resultados observados, pode-se dizer que o trabalho foi executado com uma boa participação e dedicação dos alunos, apesar de algumas exceções. O presente projeto permitiu trabalhar com os alunos: relação interpessoal, coletividade, aprendizagem cooperativa, compromisso, troca de conhecimento, além de ensinar de uma forma diferenciada a temática do projeto. |
Resumen : | The content of Domains of living beings and viruses, students need to understand the structure, metabolism, pathogenesis, taxonomy and other aspects about these organisms. The content has its own vocabulary, is extensive and becomes tiring during the explanation. However, having little knowledge about the diseases dealt with in the content is necessary for the student to know how to prevent them, acquiring biological knowledge that he can apply in his daily life. Developing and applying new teaching methods is the teacher's task. Thus, this work aims at the elaboration of a board game and cards to teach about the Bacteria Domain, Eucaria Domain (Protist Kingdom, Fungi and Animalia) and Viruses, and was approved by the Ethics Committee in research with human beings under the opinion n ° 3,233,912. The students were divided into 6 groups that, after explaining the content, drew up at least two letters with 15 tips each, to find out which the disease is or who is the causative agent. These letters were corrected and returned to the students, so that they could type them in with the necessary corrections and return them again to the teacher, who transformed the contents of the letters into a graph for analysis. A vote was taken with the students to choose the name of the game and the board style. At the end of the construction of all the cards and the board, the students played. The less hints he needed, the more he would advance on the board. At that time, an analysis was also made of the number of tips used, by theme, during two rounds, three groups at a time. Analyzing the students' engagement with the proposed activities and the observed results, it can be said that the work was performed with a good participation and dedication of the students, despite some exceptions. This project allowed us to work with students: interpersonal relationships, collectivity, cooperative learning, commitment, exchange of knowledge, in addition to teaching the theme of the project in a different way. |
Palabras clave : | Domínios Vírus Jogo Domains Viruses Game |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12257 |
Fecha de publicación : | 27-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
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