Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
analuizamaiagamafernandes.pdf18.54 MBPDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Queiroz, Álvaro João Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4794107935753176pt_BR
dc.contributor.referee1Collin, Luci Maria Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9755511534456066pt_BR
dc.contributor.referee2Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417pt_BR
dc.creatorFernandes, Ana Luiza Maia Gama-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-21T12:44:33Z-
dc.date.available2021-01-19-
dc.date.available2021-01-21T12:44:33Z-
dc.date.issued2016-05-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254-
dc.description.abstractQuarenta Clics em Curitiba is composed by forty black-and-white photographs by Jack Pires combined to forty poems by Paulo Leminski, disposed in loose sheets of identical dimensions. Each of Pires’s photographs appear in the sheet side by side with a poem by Leminski, whose literary proposition is identified with the haicai, a poetry genre originated in Japan. Their experience can be described as semiotic and intermediatic exercises in which the emphatically pronounced indexicality owns its nature to the relationship between a photograph, interested in capturing the decisive moment, and the haicai poetry. The poems and photos linked work as indexical cut offs of the space-time in a non-hierarchic and deprived of attention focus Curitiba. The characteristical triviality of Leminski’s haicais is potentialized by Pires’s photographs. Based on the intermedial studies and C. S. Peirce’s theory of signs, this work proposes a model to explain the relationship between verbal poetry and photography in Quarenta Clics. The results presented in this work are the preliminary development of this model.pt_BR
dc.description.resumoQuarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuarenta clics em Curitibapt_BR
dc.subjectPaulo Leminskipt_BR
dc.subjectFotolivro de literaturapt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectQuarenta clics em Curitibapt_BR
dc.subjectPaulo Leminskipt_BR
dc.subjectLiterature photobookpt_BR
dc.subjectIntermedialitypt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleQuarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pirespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons