https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
analuizamaiagamafernandes.pdf | 18.54 MB | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Quarenta clics em Curitiba - análise das relações entre fotografia e haicai no fotolivro de Paulo Leminski e Jack Pires |
Autor(es): | Fernandes, Ana Luiza Maia Gama |
Orientador: | Queiroz, Álvaro João Magalhães de |
Miembros Examinadores: | Collin, Luci Maria Dias |
Miembros Examinadores: | Alvarenga, Nilson Assunção |
Resumo: | Quarenta Clics em Curitiba é composto por quarenta fotografias de Jack Pires, em preto e branco, “combinadas” a quarenta poemas de Paulo Leminski, dispostos em lâminas soltas de idênticas dimensões. Cada uma das fotografias de Pires aparece na lâmina com um poema de Leminski, cuja proposta literária se assemelha a um haicai, gênero de poesia originado no Japão. A experiência de Leminski e Pires pode ser descrita como um exercício semiótico e intermidiático no qual a indexicalidade enfaticamente pronunciada deve sua natureza à relação entre a fotografia, interessada em capturar o instante decisivo, e o poema haicai. Acoplados, poemas e fotos funcionam como recortes indexicais no espaço-tempo de uma Curitiba des-hierarquizada e privada de focos de atenção. A trivialidade característica dos haicais de Leminski é potencializada pelas fotografias de Pires. Propomos, baseados nos estudos de intermidialidade (intermedial studies) e na teoria do signo de C.S.Peirce, um modelo para explicar as relações entre poesia verbal e fotografia no Quarenta Clics. Os resultados apresentados nesta dissertação são um desenvolvimento preliminar deste modelo. |
Resumen : | Quarenta Clics em Curitiba is composed by forty black-and-white photographs by Jack Pires combined to forty poems by Paulo Leminski, disposed in loose sheets of identical dimensions. Each of Pires’s photographs appear in the sheet side by side with a poem by Leminski, whose literary proposition is identified with the haicai, a poetry genre originated in Japan. Their experience can be described as semiotic and intermediatic exercises in which the emphatically pronounced indexicality owns its nature to the relationship between a photograph, interested in capturing the decisive moment, and the haicai poetry. The poems and photos linked work as indexical cut offs of the space-time in a non-hierarchic and deprived of attention focus Curitiba. The characteristical triviality of Leminski’s haicais is potentialized by Pires’s photographs. Based on the intermedial studies and C. S. Peirce’s theory of signs, this work proposes a model to explain the relationship between verbal poetry and photography in Quarenta Clics. The results presented in this work are the preliminary development of this model. |
Palabras clave : | Quarenta clics em Curitiba Paulo Leminski Fotolivro de literatura Intermidialidade Semiótica Quarenta clics em Curitiba Paulo Leminski Literature photobook Intermediality Semiotics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12254 |
Fecha de publicación : | 30-may-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons