Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12249
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fredericoalvesmoraisoliveira.pdf2.37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de biologia para jovens e adultos: diagnóstico e intervenção em escolas estaduais na Superintendência Regional de Ensino de Colatina – ES
Autor(es): Oliveira, Frederico Alves Morais
Primeiro Orientador: Matos, Ione Maria de
Membro da banca: Pieri, Fábio Alessandro
Membro da banca: Oliveira, Edna Castro De
Membro da banca: Ribeiro, Paulo Henrique
Membro da banca: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Resumo: O analfabetismo no Brasil atinge mais de 11 milhões de pessoas acima de 15 anos de idade. Além dessa estimativa, que é fruto de mazelas sofridas como desemprego, problemas de saúde na família, falta de recursos financeiros, cerca de 60% da população incluindo jovens e adultos, não têm o ensino fundamental completo, o que representa um obstáculo para o exercício da cidadania dessas pessoas. O objetivo desse trabalho foi fazer o diagnóstico e uma intervenção no ensino de biologia para Jovens e Adultos na SRE de Colatina no Estado do Espírito Santo, verificando o perfil socioeconômico dos alunos, metodologias utilizadas pelos professores, os recursos didáticos disponíveis e a realização e aplicação de uma sequência didática com metodologia ativa. O presente trabalho consiste em uma pesquisa descritiva e exploratória com viés quantitativo conduzida em escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Colatina – ES que ofertam a modalidade Educação de Jovens e Adultos. Essa SRE é composta por 11 municípios sendo que 5 (Baixo Guandu, Colatina, Itaguaçu, Pancas e São Domingos do Norte) possuem escolas que ofertam modalidade EJA. Partindo-se da hipótese de que os materiais didáticos utilizados na EJA são escassos, ausentes ou incompatíveis com a realidade dos estudantes e diretrizes curriculares, objetivou-se diagnosticar e intervir no ensino de biologia para Jovens e Adultos nas escolas estaduais da SRE de Colatina – ES, através da elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para os alunos dessa modalidade de ensino. O diagnóstico da real situação do ensino de biologia nessa SRE foi feito por meio de aplicação de questionários semiestruturados a alunos e professores de biologia da regional, com a tabulação de dados quantitativos e analise de conteúdo de dados qualitativos. Utilizando os Três Momentos Pedagógicos e Alfabetização Científica foi elaborada uma sequência didática utilizando metodologia ativa sobre microbiologia com ênfase no metabolismo energético de fungos (fermentação). Os resultados demonstraram que os estudantes das Segundas e Terceiras Etapas da EJA na SRE Colatina é predominantemente jovem, possuem acesso à internet abaixo do esperado para região sudeste e estão no mercado de trabalho. Esses estudantes, considerando o período de levantamento de dados de setembro a dezembro de 2019, afirmam que tem interesse em fazer a prova do ENEM e que o material didático utilizado por eles deveria sofrer adaptações sendo que a principal sugestão dentre as propostas apresentadas é a realização de aulas práticas. Os professores têm 5 anos ou menos na EJA, todos formados em ciências biológicas e também concordam que é adequado adaptar o material disponível na escola para a EJA. O desenvolvimento e utilização de um Kit de aula prática para uma sequência didática em que os estudantes participaram ativamente do processo, mostrou-se eficaz para o aprendizado visto que a média de acertos no questionário pós aula foi superior a 85%.
Abstract: Illiteracy in Brazil affects more than 11 million people over 15 years of age. In addition to this estimate, which is the result of ills suffered as unemployment, health problems in the family, lack of financial resources, about 60% of the population, including young people and adults, do not have complete elementary education, which represents an obstacle to the exercise of citizenship of these people. The objective of this work is to make a diagnosis and an intervention in the teaching of biology for Young People and Adults at the SRE of Colatina in Espírito Santo, verifying the socioeconomic profile of the students, methodologies used by the teachers, the didactic resources available and applying a sequence didactics with active methodology. The present work consists of a descriptive and exploratory research with quantitative bias conducted in state schools of the Regional Teaching Superintendence (SRE) of Colatina - ES that offer the Youth and Adult Education modality. This SRE is composed of 11 municipalities, 5 of which (Baixo Guandu, Colatina, Itaguaçu, Pancas and São Domingos do Norte) have schools that offer EJA modality. Starting from the hypothesis that the teaching materials used in EJA are scarce, absent or incompatible with the reality of students and curricular guidelines, the objective was to verify how biology teaching for Youth and Adult Education happens in SRE state schools. de Colatina - ES, as well as, elaborate, apply and evaluate a didactic sequence for the students of this teaching modality. The diagnosis of the real situation of the teaching of biology in this SRE was made through the application of semi-structured questionnaires to students and teachers of biology in the region, with the tabulation of quantitative data and analysis of the content of qualitative data. Using the Three Pedagogical Moments and Scientific Literacy, a didactic sequence was elaborated using active methodology on microbiology with emphasis on the energy metabolism of fungi (fermentation). The results showed that students from the Second and Third Stages of EJA at SRE Colatina are predominantly young, have internet access below the expected for the southeast region and are in the job market. These students, considering the period of data collection from September to December 2019, affirm that they are interested in taking the ENEM test and that the didactic material used by them should undergo adaptations, the main suggestion among the proposals being presented being practical classes. Teachers are 5 years old or less at EJA, all trained in biological sciences and also agree that it is appropriate to adapt the material available at school for EJA. The development and use of a practical class kit for a didactic sequence in which students actively participated in the process, proved to be effective for learning since the average of correct answers in the post-class questionnaire was over 85%.
Palavras-chave: Ensino de biologia
EJA
Materiais didáticos
Metodologia ativa
Fermentação
Biology teaching
EJA
Teaching materials
Active methodology
Fermentation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12249
Data do documento: 2-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons