Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1221
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
igorsilvadeoliveira.pdf2.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772138J6pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Cícero Inácio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706930D2pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Álvaro João Magalhães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799857P7pt_BR
dc.contributor.referee3Ferraraz, Rogério-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761147P0pt_BR
dc.creatorOliveira, Igor Silva de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259030H6pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T04:01:34Z-
dc.date.available2016-04-07-
dc.date.available2016-04-24T04:01:34Z-
dc.date.issued2013-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1221-
dc.description.abstractThe study has the purpose of analyzing the representation of telepresence in contemporary science fiction cinema. For this, the films chosen were Sleep Dealer (Alex Rivera direction, Mexico/USA, 2008) and Surrogates (directed by Jonathan Mostow, United States, 2009), selected for their distinct approaches of telepresence in the context of their respective fables, establishing dialogues and differences that help in the study of the relationship between technology, imagery and movies. It should be noted that the portrait of telepresence, in these films, presents the use of the human body as support of technologies and its socio-cultural impacts, a scenario that is also represented in other contemporary artwork. The text elaborates the conclusion that the increasing relevance of the human body as the interface on the telepresence works as a significant way of understanding the relationship between art and technology today.pt_BR
dc.description.resumoO estudo tem como proposta analisar a representação da tecnologia da telepresença no cinema de ficção científica contemporâneo. Para isso, foram escolhidos os filmes Sleep Dealer (direção de Alex Rivera, México/Estados Unidos, 2008) e Substitutos (Surrogates, direção de Jonanthan Mostow, Estados Unidos, 2009), selecionados por apresentarem abordagens distintas da telepresença no contexto de suas respectivas fábulas, estabelecendo diálogos e diferenças que ajudam no estudo da relação entre tecnologia, imaginário e cinema. Deve-se observar que o retrato da telepresença, nesses filmes, apresenta a utilização do corpo humano como suporte de tecnologias e seus impactos socioculturais, um cenário que também é representado em outros trabalhos artísticos contemporâneos. O texto elabora a conclusão de que a crescente relevância do corpo humano como interface na telepresença funciona como um significativo modo de compreensão na relação entre arte e tecnologia na atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectFicção Científicapt_BR
dc.subjectTelepresençapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.subjectTelepresencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleTraficantes e substitutos: representações da telepresença em filmes de ficção científicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.