https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1221
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
igorsilvadeoliveira.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Traficantes e substitutos: representações da telepresença em filmes de ficção científica |
Autor(es): | Oliveira, Igor Silva de |
Orientador: | Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira |
Miembros Examinadores: | Silva, Cícero Inácio da |
Miembros Examinadores: | Queiroz, Álvaro João Magalhães de |
Miembros Examinadores: | Ferraraz, Rogério |
Resumo: | O estudo tem como proposta analisar a representação da tecnologia da telepresença no cinema de ficção científica contemporâneo. Para isso, foram escolhidos os filmes Sleep Dealer (direção de Alex Rivera, México/Estados Unidos, 2008) e Substitutos (Surrogates, direção de Jonanthan Mostow, Estados Unidos, 2009), selecionados por apresentarem abordagens distintas da telepresença no contexto de suas respectivas fábulas, estabelecendo diálogos e diferenças que ajudam no estudo da relação entre tecnologia, imaginário e cinema. Deve-se observar que o retrato da telepresença, nesses filmes, apresenta a utilização do corpo humano como suporte de tecnologias e seus impactos socioculturais, um cenário que também é representado em outros trabalhos artísticos contemporâneos. O texto elabora a conclusão de que a crescente relevância do corpo humano como interface na telepresença funciona como um significativo modo de compreensão na relação entre arte e tecnologia na atualidade. |
Resumen : | The study has the purpose of analyzing the representation of telepresence in contemporary science fiction cinema. For this, the films chosen were Sleep Dealer (Alex Rivera direction, Mexico/USA, 2008) and Surrogates (directed by Jonathan Mostow, United States, 2009), selected for their distinct approaches of telepresence in the context of their respective fables, establishing dialogues and differences that help in the study of the relationship between technology, imagery and movies. It should be noted that the portrait of telepresence, in these films, presents the use of the human body as support of technologies and its socio-cultural impacts, a scenario that is also represented in other contemporary artwork. The text elaborates the conclusion that the increasing relevance of the human body as the interface on the telepresence works as a significant way of understanding the relationship between art and technology today. |
Palabras clave : | Cinema Corpo Ficção Científica Telepresença Cinema Body Science fiction Telepresence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1221 |
Fecha de publicación : | 12-mar-2013 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.