Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12219
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alantemponedasilva.pdf2.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gomides, Antônio Frederico de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6242741828028741pt_BR
dc.contributor.referee1Salas, Mabel Miluska Suca-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323266291394860pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcellos, Anderson Vilasboa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2627503801412287pt_BR
dc.creatorSilva, Alan Tempone da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091250724148157pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T20:59:11Z-
dc.date.available2021-01-18-
dc.date.available2021-01-18T20:59:11Z-
dc.date.issued2020-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12219-
dc.description.abstractDeoxyribonucleic acid (DNA) is the basis of life. The information contained in its genes guides the synthesis of essential proteins in the composition of the structure of a living being and also in the control of several vital processes.Microscopic structures, biochemical reactions and stages rich in details with various genetic concepts make it difficult to understand these processes. The use of innovative teaching methodologies is important to stimulate students to produce new knowledgeand are being inserted in the pedagogical practice in order to contextualize and problematize the contents. The use of educational games has proved to be a good tool, as it offers a pleasant, playful, participatory environment, favoring spontaneous and creative development in students, in addition to providing a greater appropriation of the knowledge involved. In this study, a pedagogical game was developed on protein synthesis, seeking to take, in a playful way, the concepts of molecular biology and genetics to high school students at the Estadual Maurílio Albanese Novaes, in Ipatinga -MG. The methodology was applied in a quantitative and qualitative, action research type. The game favored a greater involvement of the students with the studied theme, developed the group spirit, improved socialization and made a process that for high school students, was only conceived in the imaginary, that is, the game had positive impacts on the provide a pleasant and relaxed teaching.pt_BR
dc.description.resumoO ácido desoxirribonucleico(DNA)é a base da vida. As informações contidas nos seus genes orientam a síntese de proteínas essenciais na composição da estrutura de um ser vivo e também no controle de vários processos vitais. As estruturas microscópicas, as reações bioquímicas e as etapas ricas em detalhes com vários conceitos genéticos dificultam a compreensão desses processos. A utilização de metodologias inovadoras para o ensino é importante para estimular os alunos a produzirem novos conhecimentos e estão sendo inseridas na prática pedagógica a fim de contextualizar e problematizar os conteúdos. O uso de jogos didáticos tem se mostrado uma boa ferramenta, pois oferece um ambiente prazeroso, lúdico, participativo, favorecendo o desenvolvimento espontâneo e criativo nos alunos, além de proporcionar uma maior apropriação dosconhecimentos envolvidos. No presente estudo, foi desenvolvidoum jogo pedagógico sobrea síntese de proteínas, buscando levar, de forma lúdica,osconceitos de biologia molecular e genética aosalunos do ensino médio da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, em Ipatinga -MG.A metodologiafoiaplicada em caráter quantitativo e qualitativo, tipo pesquisa-ação.O jogofavoreceuum maior envolvimento dos alunos com o tema estudado, desenvolveu o espírito de grupo, melhorou asocializaçãoetornou real umprocesso quepara os alunos do ensino médio,só era concebido no imaginário, ou seja, o jogo teve impactos positivos ao proporcionar um ensino prazeroso e descontraído.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBiologia molecularpt_BR
dc.subjectSíntese de proteínapt_BR
dc.subjectEducational gamept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectMolecular biologypt_BR
dc.subjectProtein synthesispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleDecifrando o código genético: aprendendo na prática como os genes se expressampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons