Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12207
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunacarolinademelosouza.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Formação Docente
Title: O diário de leitura e a formação do leitor literário
Author: Souza, Bruna Carolina de Melo
First Advisor: Lima, Carmen Rita Guimarães Marques
Second Advisor: Nogueira, Elza de Sá
Referee Member: Magalhães, Tânia Guedes
Resumo: O presente trabalho se insere no âmbito do programa de Residência Docente da Universidade de Juiz de Fora e tem por objetivo analisar contribuição da utilização do diário de leitura para a formação do leitor literário durante o percurso de um ano letivo. Para fins de análise, selecionamos dois diários de leitura de dois alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II. A investigação tem por embasamento metodológico a pesquisaação (THIOLLENT,2011) e nos concentramos, principalmente, nos estudos de Paulino e Cosson (2007), Cosson (2009) e Colomer (2007) no que diz respeito ao ensino de literaturae nos trabalhos de Machado (1998/2005) e Buzzo (2003/2010) acerca da utilização do diário de leitura no ensino. Verificamos que a produção do diário de leitura mostrou-se significativa para a formação do leitor literário e oferece grandes possibilidades para o ensino de literatura. A potencialidade do gênero envolve a possibilidade da expressão da subjetividade do aluno, a qual constitui um caminho para uma leitura mais crítica e reflexiva dos textos literários. Os resultados apresentados corroboram as teorias que defendem práticas que estimulam, em uma perspectiva interacional e dialógica de leitura, uma postura ativa dos alunos frente ao texto.
Abstract: The present work is part of the Teaching Residency program of the University of Juiz de Fora and aims to analyze the contribution of the use of the reading diary to the formation of the literary reader during the course of an academic year. For analysis purposes, we selected two reading diaries of two students from the 6th year of elementary school II. The investigation is based on methodological reserach-action (THIOLLENT, 2011) and we mainly focus on the studies of Paulino and Cosson (2007), Cosson (2009) and Colomer (2007) with regard to teaching literature and works by Machado (1998/2005) and Buzzo (2003/2010) about the daily use of reading in teaching. We found that the production of the reading diary proved to be significant for the formation of the literary reader and offers great possibilities for teaching literature. The potential of gender involves the possibility of expressing the student's subjectivity, which constitutes a path to a more critical and reflective reading of literary texts. The results presented corroborate the theories that defend practices that stimulate, in an interactional and dialogical perspective of reading, an active posture of students towards the text.
Keywords: Letramento Literário
Diário de leitura
Práticas de leitura literária
Literacy
Reading diary
Literary reading practices
CNPq: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12207
Issue Date: 4-Sep-2020
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons