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dc.contributor.advisor1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Passades, Denise Bianca Maduro Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0699735879331877pt_BR
dc.creatorBandeira, André dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4269973608050298pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-22T11:06:33Z-
dc.date.available2020-12-22-
dc.date.available2020-12-22T11:06:33Z-
dc.date.issued2020-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12100-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The studied case of management addressed the public educational policy of the Class head-teacher Project - PPDT, in the light of the policy cycle of Bowe, Ball and Gold (1992) and Ball (1994). This work aimed to analyze the main factors that influence the incidence and permanence of the obstacles that compromise the enactment of the PPDT in the EEEP Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, located in the municipality of Pereiro-CE during the period from 2011 to 2019. The theoretical framework was contemplated by the exercise of authors such as Enguita (1989), Cavalcante (1998), Ferreti, Zibas and Tartuce (2004), Costa (2007), Perez (2007), Magalhães (2008), Castro and Regattieri (2010), others among. For this, the methodology used were bibliographic research, documentary research and the use of questionnaires and semi-structured interviews as research tools. The results of the research showed that the factors that compromise the PPDT policy refer to reduced hours of the Class head-teacher (PDT), the lack of training, minimal participation of the family in the school and the lack of recognition of the importance of the role of the PDT. From a macro perspective, there is a lack of legislation to regulate this state policy and the need for periodic evaluations of this project. To overcome or mitigate the factors mentioned above, an Educational Action Plan was proposed, consisting of a set of strategic actions that may provide advances in the implementation of the PPDT policy, thus aiming to efficiently fulfill the objective for which it is intended.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado abordou a política pública educacional do Projeto Professor Diretor de Turma – PPDT à luz do ciclo de políticas de Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994). Este trabalho pretendeu analisar os principais fatores que influenciam a incidência e a permanência dos entraves que comprometem a atuação do PPDT na EEEP Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, localizada no munícipio de Pereiro-CE, durante o período de 2011 a 2019. O referencial teórico foi contemplado pelas discussões de autores como Enguita (1989), Cavalcante (1998), Ferreti, Zibas e Tartuce (2004), Costa (2007), Perez (2007), Magalhães (2008), Castro e Regattieri (2010), dentre outros. Para tanto, na metodologia foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e como instrumentos de pesquisa a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa demonstraram que os fatores que comprometem a política do PPDT se referem à reduzida carga horária do Professor Diretor de Turma (PDT), a falta de formação, participação mínima da família na escola e a falta de reconhecimento da importância da função do PDT na escola. Em uma perspectiva macro, constata-se a falta de uma legislação para regulamentação dessa política estadual e a necessidade de avaliações periódicas sobre esse projeto. Para superar ou amenizar esses fatores, foi proposto um Plano de Ação Educacional constituído por um conjunto de ações estratégicas que poderão propiciar avanços na implementação da política do PPDT, assim, almejando cumprir com eficiência o objetivo a que se destina.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessor diretor de turmapt_BR
dc.subjectAtuação da políticapt_BR
dc.subjectCiclo de políticaspt_BR
dc.subjectClass head-teacherpt_BR
dc.subjectPolicy enactmentpt_BR
dc.subjectPolicy cyclept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleCiclo de políticas de Stephen Ball no contexto do Projeto Professor Diretor de Turma: estudo em uma Escola Estadual de Educação Profissional do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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