https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12085| File | Description | Size | Format | |
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| franciscodaschagasxavierdeousa.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open  | 
| Type: | Dissertação | 
| Title: | Desenvolvimento de competências leitoras em alunos do Ensino Médio: desafios de uma escola pública no Ceará | 
| Author: | Sousa, Francisco das Chagas Xavier de | 
| First Advisor: | Botelho, Laura Silveira | 
| Referee Member: | Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva | 
| Referee Member: | Jesus, Dedilene Alves de | 
| Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discute as dificuldades de proficiência leitora verificados em alunos de Ensino Médio numa escola pública da rede estadual do Ceará. O presente trabalho fundamenta-se nas discussões sobre a teoria dos Estudos do Letramento, nos conceitos de leitura e formação de leitores propostos, principalmente, por autores como Ângela Kleiman, Brian Street, Delaine Cafiero, Isabel Solé, Souza et al. dentre outros. O objetivo geral definido para este estudo é compreender as causas das dificuldades de proficiência leitora observadas nos alunos que estão finalizando o Ensino Médio da Escola Monsenhor Antero, pertencente à rede estadual pública do Ceará. Os objetivos específicos são: I - descrever a situação que envolve os aspectos de competência leitora relacionados às avaliações externas nos seus contextos macro e micro em relação à escola considerada; II - analisar as dificuldades em leitura, na perspectiva dos professores das diversas áreas, relacionando aos autores que discutem a temática do letramento, formação de leitores e interdisciplinaridade; III - propor soluções que contribuam para o aprimoramento do trabalho em leitura a ser executado através de propostas pedagógicas aplicadas pela gestão da escola tendo em vista a melhoria de seus resultados. Assumimos como hipóteses que o trabalho com leitura desenvolvido pela instituição pode influir nos resultados apresentados, principalmente nas avaliações, embora também devam ser considerados em sua análise aspectos relacionados ao contexto local e determinadas políticas educacionais implantadas pela rede que impactam diretamente nesses números. Para tanto, utilizamos, como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, por meio da qual pudemos identificar alguns equívocos na concepção e no trabalho com leitura realizados pelos profissionais da escola e de como deve ser implementado um processo de formação de leitores. Ficou comprovado que os professores compreendem a importância do trabalho com a leitura, porém precisam rever algumas de suas estratégias e metodologias em sala. Nosso Plano de Ação Educacional baseia-se em cinco orientações básicas, objetivando ampliar a competência dos alunos, dentre eles o uso de um protocolo de leitura elaborado e validado junto aos professores e gestão escolar. | 
| Abstract: | - | 
| Keywords: | Leitura Avaliações externas Competências leitoras Letramento Políticas educacionais  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 
| Institution Initials: | UFJF | 
| Department: | Faculdade de Educação | 
| Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | 
| Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil  | 
| Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12085 | 
| Issue Date: | 25-Sep-2020 | 
| Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) | 
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