Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12049
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
felipereisgasparete.pdfPDF/A2.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Gabriela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157127991275816pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Flávio Lins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Denise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorGasparete, Felipe Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4113939182317365pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T23:11:17Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T23:11:17Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12049-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the origins of the stereotypes and clichés about Brazil and Brazilians, and how they are represented in the international cinema. Based on Cinema Analysis methodology, we intend to investigate those categories and how they are applied on films about our nation. We understand the importance of the social stereotypes and clichés, but also, we question if they are suitable to embrace all the complexity of Brazil and its habitants. To do this, we made a time cut, picking up films at the beginning of the 21st century, which bump into the big events that took place in Brazil, such as World Youth Day, the Soccer World Cup and the Olympics. We immersed ourselves in the works of the authors Tunico Amâncio, Roberto DaMatta, Homi K. Bhabha, who guided us in this study, paving the way for a better understanding of the theory of social representations.In a second qualitative analysis we investigate how the production of Brazil’s images took place and how they contributed to build the image across the world.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está voltada a entender as prerrogativas e paradigmas que circundam os estereótipos e clichês do Brasil e dos brasileiros dentro da cinematografia internacional. Usamos a Análise Fílmica como método, questionando e identificando as origens e características de tais definições sobre a imagem nacional e sua população, que em nada se parece com as representações cristalizadas nas películas estrangeiras. Entendemos a importância psicossocial dos estereótipos na construção das identidades, mas indagamos até que ponto esses benefícios se sobrepõem às imagens apresentadas mundialmente. Para isso, fizemos um recorte temporal, selecionando filmes no início do século XXI, e que esbarram nos grandes eventos que ocorreram no Brasil, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. Mergulhamos nas obras dos autores Tunico Amâncio (2000), Roberto DaMatta (1994), Homi K. Bhabha (2005), que nos guiaram neste estudo, abrindo caminho para uma melhor compreensão da teoria das representações sociais. Além disso, revisamos a própria cinematografia brasileira, a fim de descobrir quais imagens, ou a falta dela, também ajudaram a construir os clichês e estereótipos nacionais. Nesta dissertação, avaliamos se este olhar estrangeiro permanece o mesmo, ou se houve algumas modificações acerca dos estereótipos pré-determinados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectClichêpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectStereotypept_BR
dc.subjectClichépt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titlePara gringo ver: o cinema e as representações do Brasil no início do século XXIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons