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Type: Tese
Title: Intervenção no contexto familiar: promoção da comunicação, linguagem e interação mãe-criança com síndrome de down durante leitura compartilhada
Author: Medrado, Cylene Siqueira
First Advisor: Silva, Nara Liana Pereira
Referee Member: Freitas, Maria Nivalda de Carvalho
Referee Member: Aiello, Ana Lúcia Rossito
Referee Member: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Resumo: A leitura compartilhada é considerada a atividade estruturada que incentiva o diálogo entre genitores e filhos e proporciona às crianças com Síndrome de Down oportunidades de desenvolvimento linguístico e de interação social. Programas de intervenção familiar com foco na leitura compartilhada por meio da utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) são escassos no Brasil. Assim, este estudo teve como objetivo implementar uma intervenção com foco no desenvolvimento da comunicação e linguagem da criança com SD, por meio da leitura compartilhada de livros infantis adaptados por sistemas pictográficos e realizada entre a díade mãe-criança. Esta pesquisa foi conduzida com uma amostra por conveniência formada por quatro díades mãe-criança, com idade entre seis e sete anos. As famílias responderam os seguintes instrumentos: um questionário, entrevistas semiestruturadas, checklist do treino semanal. Utilizaram-se, como materiais, texto informativo sobre CAA, folheto instrucional, livros infantis adaptados, caderno de perguntas. Para o registro das sessões de leitura compartilhada, a técnica de observação do comportamento usando a tecnologia de vídeo. O Programa consistiu de cinco etapas, denominadas: Apresentação, Pré-Intervenção, Orientações iniciais, Treinamento e Pós-Intervenção, havendo uma variabilidade de visitas de acordo com cada etapa, incluindo o Treinamento, uma vez que cada díade apresentou um ritmo particular quanto à leitura dos livros. Antes de iniciar o treinamento propriamente, foi realizada uma observação de leitura livre compartilhada entre mãe-filho(a), fornecendo dados para a linha de base (LB). Foi realizada uma análise quantitativa das respostas do questionário e do checklist, análises de conteúdo foram empregadas nos relatos de entrevistas; e para as sessões de vídeo adotou-se o registro de frequência tendo como base um sistema de categorias construído para esta pesquisa. Os resultados durante a LB indicaram que as crianças participaram pouco, permanecendo passivas na atividade. Os dados mostraram variabilidade entre as quatro díades mãe-filho. Observou-se que a estratégia da atenção compartilhada é utlizada com mais frequência pelas mães, o que proporcionou o aumento da frequência do uso dos meios comunicativos verbais pelas crianças. Houve aumento na frequência de episódios interacionais mãe-filho(a) qualitativamente positivos no treinamento semanal do livro, se comparado às sessões de LB ou de Treinamento. Pode-se afirmar que as famílias se beneficiam de intervenções domiciliares em leitura, favorecendo a qualidade da interação mãe-filho(a) o que pode ter implicações para o desenvolvimento da criança com SD.
Abstract: Shared reading is considered a structured activity that encourages dialogue between parents and children, it provides children with Down Syndrome opportunities for language development and social interaction. Family intervention programs focused on shared reading using Augmentative and Alternative Communication (AAC) are scarce in Brazil. This study aimed to implement an intervention focused on the development of communication and language of children with DS, through the shared reading of children's books adapted by pictographic systems and carried out between the mother-child dyad. This research was conducted with a convenience sample concerning four pairs of mother and children aged between six and seven years. The families answered the following instruments: a questionnaire, semi-structured interviews and a weekly training checklist. Information materials on AAC, instructional leaflet, adapted children's books and question book were used as materials. To record the shared reading sessions, were used the behavioral observation technique by video technology. The Program consisted of five stages, namely: Presentation, Pre-Intervention, Initial Orientations, Training and Post-Intervention; with a variability of visits according to each stage, including the training, since each pair presented a particular rhythm regarding the reading the books. Before starting the training itself, an observation of free reading shared between mother and child was performed, providing data for the baseline (BL). A quantitative analysis of the questionnaire and a checklist of responses were applied, content analysis was used in the interview reports; and for video sessions, the frequency of record was adopted based on a category system built for this research. The results during the BL indicated that the children participated little, remaining passive in the activity. The data showed variability between the four mother and children pairs. It was observed that the shared care strategy is used more frequently by mothers, which led to an increase in the frequency of verbal communicative means by children. There was an increase in the frequency of qualitative positive mother and children interaction episodes in the weekly training of the book, when compared to BL or training sessions. It can be said that families benefit from home reading interventions, favoring the quality of mother and children interaction which can have implications for the development of children with DS.
Keywords: Leitura compartilhada
Intervenção
Família
Síndrome de down
Shared reading
Intervention
Family
Down syndrome
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12044
Issue Date: 31-Aug-2020
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia (Teses)



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