Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11977
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thalitabarbosadecastro.pdfPDF/A2.91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Liubova Popova e Varvara Stepanova: convergências entre moda e vanguarda no início do século XX
Autor(es): Castro, Thalita Barbosa de
Orientador: Ramos, Maria Lúcia Bueno
Miembros Examinadores: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Miembros Examinadores: Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco
Resumo: No início do século XX, em um contexto de revolução social avançado, eclodiu uma vanguarda artística, novos padrões socioculturais e econômicos germinaram e construíram o que conhecemos como Construtivismo, movimento estético genuínamente russo, que integrava as técnicas artesanais e a produção industrial à prática artística, levando sua produção ao cotidiano dos cidadãos e se adequando às necessidades de uma nova sociedade socialista. Foi neste espaço social que o trabalho das artistas Liubova Popova e Varvara Stepanova se estabeleceu. Delinear todo este episódio histórico tentara por fim as inquietações: como o trabalho destas mulheres fez uma convergência entre moda e arte no início do século e como se deu este acordo histórico? As dinâmicas de gênero estabelecidas no movimento nos fez entender o lugar das mulheres? As reorganizações de gênero estabelecidas neste novo regime teceram mudanças significativas? O objetivo da pesquisa foi traçar uma abordagem histórica de três campos de produção e conhecimento: artes aplicadas, moda e gênero, compreendidos dentro do campo das artes. Trazendo os elementos das interseções como objeto de análise fundamental para a investigação. Sendo que na interseção central figura a produção das artistas, com a qual levantamos discurso sobre o objeto artístico.
Resumen : At the beginning of the twentieth century, in a context of advanced social revolution, an artistic avant-garde breaks out, new sociocultural and economic patterns germinated and constructed or known as Constructivism. Genuine Russian aesthetic movement that integrates as artisanal techniques and artistic industrial production, bringing its production to the daily lives of citizens and adapting to the needs of a new socialist society. It is in this social space that the work of artists Liubova Popova and Varvara Stepanova was established. To delineate all this historical episode finally attempted as concerns: how did their work make a convergence between fashion and art at the beginning of the century, and how did this historical agreement came about? Do the gender dynamics used in the movement understand the place of women and the gender reorganizations used in this new regime of altered ceiling changes? The aim of the research is to draw a historical approach of three fields of production and knowledge: applied arts, fashion and gender, understood within the field of arts. Bringing the elements of intersections as the object of fundamental analysis for investigation, this intersection being a central figure in the production of artists, with a survey of discourse about the artistic object
Palabras clave : Liubova Popova
Varvara Stepanova
Moda
Arte
Artes aplicadas
Construtivismo
Gênero
Liubova Popova
Varvara Stepanova
Fashion
Art
Constructivism
Genre
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11977
Fecha de publicación : 23-ago-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons