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dc.contributor.advisor1Miotti, Charlene Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9875453953878827pt_BR
dc.contributor.referee1Frade, Gustavo Henrique Montes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/878821200701894pt_BR
dc.contributor.referee2Correia, Beatriz Cristina de Paoli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4606298868833359pt_BR
dc.creatorCarvalho, Ana Paula Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088135921632544pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-03T12:14:57Z-
dc.date.available2020-12-03-
dc.date.available2020-12-03T12:14:57Z-
dc.date.issued2020-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11963-
dc.description.abstractThis dissertation addresses two tragedies, Heracles by Euripides (420-415 BCE), and Hercules Furens by Seneca (54 CE), having as their starting point plots that apparently tell the same story. We have analyzed each tragedy, focusing on the hero’s violence, on the madness that annihilate him and on goddesses’ retaliations, Hera or Juno. The protagonists’ violence, the divine wrath, the murder of children and wife, in part, engendered by the madness and the very nature of the heroes seem to be points in common between one work and another. The purpose of the analysis is to identify what is particular about the poetic project of each piece. The two tragedies, with similar plots, offer the opportunity to address meaning effects that readings of the texts can promote under the imprint of intertextuality as conceived by Pasquali (1946), Barchiese (1997), Fowler (2000), Kristeva (1969), Bakhtin (1997), Prata (2017) and Vasconcellos (1999).pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda duas tragédias, Heracles, de Eurípides (420-415 AEC), e Hercules Furens, de Sêneca (54 EC), tendo como ponto de partida seus enredos que, aparentemente, contam a mesma história. Analisamos cada tragédia, com foco na violência do herói, na loucura que o abate e na retaliação das deusas, Hera ou Juno. A violência dos protagonistas, a ira divina, o assassinato dos filhos e da esposa, em parte, engendrados pela loucura e pela própria natureza dos heróis parecem ser pontos em comum entre uma e outra obra. O intuito da análise consiste em identificar o que há de particular no projeto poético de cada peça. As duas tragédias, com enredos similares, oferecem ocasião oportuna para abordar efeitos de sentido que as leituras dos textos podem promover sob o viés da intertextualidade como concebida por Pasquali (1946), Barchiese (1997), Fowler (2000), Kristeva (1969), Bakhtin (1997), Prata (2017) e Vasconcellos (1999).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectTeatro antigopt_BR
dc.subjectHerculespt_BR
dc.subjectIntertextualitypt_BR
dc.subjectAncient theaterpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA loucura de Hércules: intertextualidade entre Heracles, de Eurípides, e Hercules Furens, de Sênecapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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