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dc.contributor.advisor1Lopes, Jose Guilherme da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673436265417982pt_BR
dc.contributor.referee1Junqueira, Marianna Meirelles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2237322736018651pt_BR
dc.contributor.referee2Afonso, Andréia Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1105432487453207pt_BR
dc.creatorGuimarães, Alan Cláudio do Vale-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8313634384564390pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-26T13:11:26Z-
dc.date.available2020-11-26-
dc.date.available2020-11-26T13:11:26Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11923-
dc.description.abstractIn this research we investigate how the process of construction of Conceptual Maps by undergraduate students in Chemistry contributes to development of Electrochemistry content. We chose this theme due to the high degree of complexity of its specific contents, identified in the literature as the focus of alternative conceptions. We followed an Electrochemistry course at graduation and created a tutoring space that allowed interaction with students. In tutoring, Conceptual Maps were used based on thinking about the teaching and learning processes, given its potential to raise previous ideas and misconceptions, seeking meaningful learning of the concepts involved. Data collection took place from audio and video recordings of classes in the Electrochemistry discipline and Tutoring process, as well as from material produced from the proposed activities of building Conceptual Maps. Data analysis was performed in the light of Content Analysis. We realized that students enroll in the Electrochemistry discipline with little knowledge considering the contents programmed to be taught in Secondary Education, which limits the process of academic formation. From the rescue of concepts and discussion about misconceptions in Electrochemistry, we were able to develop specific content together with students participating in the research and stimulate thinking about curriculum sequence of Electrochemistry adopted in Secondary Education and in Higher Education. Finally, we evaluated that the proposed methodological path during the tutoring allowed to identify potentialities and some weaknesses in the implementation of extra-class activities in Higher Education.pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho investigamos como o processo de construção de Mapas Conceituais por estudantes da graduação em Química contribui para o desenvolvimento dos conteúdos de Eletroquímica. Escolhemos este tema devido ao elevado grau de complexidade de seus conteúdos específicos, apontados na literatura como foco de concepções alternativas. Acompanhamos uma disciplina de Eletroquímica na graduação e criamos um espaço de Tutoria que possibilitasse interação com os estudantes. Na Tutoria, Mapas Conceituais foram utilizados a partir de reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem visto seu potencial para levantar ideias prévias e concepções alternativas, buscando a Aprendizagem Significativa dos conceitos envolvidos. A coleta de dados ocorreu a partir de gravações de áudio e vídeo das aulas da disciplina de Eletroquímica e das Tutorias, bem como do material produzido à partir das atividades propostas de construção de Mapas Conceituais. A análise dos dados foi feita à luz da Análise de Conteúdo. Percebemos que os estudantes se matriculam na disciplina de Eletroquímica com pouco conhecimento, considerando os conteúdos programados para serem ensinados na Educação Básica, o que limita o processo de formação dos estudantes. A partir do resgate de conceitos e discussão sobre as Concepções Alternativas em Eletroquímica, fomos capazes de desenvolver o conteúdo específico juntamente aos estudantes participantes da pesquisa e estimular o pensamento a sequência curricular de Eletroquímica adotada na Educação Básica e no Ensino Superior. Por fim, avaliamos que o caminho metodológico proposto no decorrer da Tutoria permitiu identificar potencialidades e fragilidades na implementação de atividades extraclasse no Ensino Superior.pt_BR
dc.description.sponsorshipPROQUALI (UFJF)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectEnsino de eletroquímicapt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectConcepções alternativaspt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectChemistry educationpt_BR
dc.subjectElectrochemistry educationpt_BR
dc.subjectConceptual mappt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectTutoringpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleO uso de mapas conceituais na construção do conhecimento: um olhar a partir dos conteúdos de Eletroquímica no Ensino Superior.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



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