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dc.contributor.advisor1Koiller, Jair-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716929151556664pt_BR
dc.contributor.referee1Toon, Eduard-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171484988159554pt_BR
dc.contributor.referee2Jardim, Maria Helena Cautiero Horta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855175438608498pt_BR
dc.creatorCosta, Felipe Ramos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8371239106663791pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-12T21:27:51Z-
dc.date.available2020-11-12-
dc.date.available2020-11-12T21:27:51Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11850-
dc.description.abstractThe present work begins proposing a reflection about the characteristics of a good mathematical teaching. Thus, considering fundamentally the thought of Elon Lages Lima and Ubiratan D ’Ambrosio, technical aspects - of epistemic nature - are secured in a dialectic integration with metaepistemic aspects. Then, on the optics of the component one of the “Conceituação”, we develop a digression about the concept of number. So, we start from natural numbers and some of its important theorems and structural results are signed. Then, and always in a spirit of continuous progressive gain of dialectical complexity, we talk about the integers. Therefore, the path of commensurability, or incommensurability, between line segments is the conceptual key used to visualize the real numbers: the Fundamental Theorem of Arithmetic being an engine for such key and, in this way, it fosters a spirit of cohesion between the concepts of numbers. The work provides infinite examples of irrational numbers. Two famous irrationals, e and π, are analytically considered. Finally, we briefly discuss algebraic and transcendent numbers and mention the powerful Theorem on Geometric Constructions.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho inicia propondo uma reflexão acerca das características de uma boa docência matemática. Assim, considerando fundamentalmente o pensamento de Elon Lages Lima e Ubiratan D’ Ambrosio, aspectos técnicos - de natureza epistêmica - são firmados numa integração dialética com aspectos metatécnicos para, em seguida, sobre a ótica da componente da Conceituação, desenvolver uma digressão acerca do conceito de número. Nesse viés, parte-se dos números naturais e importantes teoremas e resultados estruturais são firmados. Em seguida, e sempre num espírito de contínuo ganho progressivo de complexidade dialética, discorre-se sobre os inteiros. Ato contínuo, a via da comensurabilidade, ou da incomensurabilidade, entre segmentos de reta é a chave conceitual para visualizar-se os reais: sendo o Teorema Fundamental da Aritmética um motor para tal chave e, dessa forma, alimenta-se um espírito de coesão entre os conceitos de números. Infinitos exemplos de números irracionais são fornecidos. Dois irracionais famosos, e e π, são analiticamente considerados. Por fim, discorre-se brevemente sobre números algébricos e transcendentes e cita-se o poderoso Teorema sobre Construções Geométricas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectConceituaçãopt_BR
dc.subjectNúmerospt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectNumberspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSobre a boa docência matemática e o conceito de número: de um olhar natural para uma perspectiva real, com vislumbres de transcendência.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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