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Tipo: Dissertação
Título: Sobre a boa docência matemática e o conceito de número: de um olhar natural para uma perspectiva real, com vislumbres de transcendência.
Autor(es): Costa, Felipe Ramos
Primeiro Orientador: Koiller, Jair
Membro da banca: Toon, Eduard
Membro da banca: Jardim, Maria Helena Cautiero Horta
Resumo: O presente trabalho inicia propondo uma reflexão acerca das características de uma boa docência matemática. Assim, considerando fundamentalmente o pensamento de Elon Lages Lima e Ubiratan D’ Ambrosio, aspectos técnicos - de natureza epistêmica - são firmados numa integração dialética com aspectos metatécnicos para, em seguida, sobre a ótica da componente da Conceituação, desenvolver uma digressão acerca do conceito de número. Nesse viés, parte-se dos números naturais e importantes teoremas e resultados estruturais são firmados. Em seguida, e sempre num espírito de contínuo ganho progressivo de complexidade dialética, discorre-se sobre os inteiros. Ato contínuo, a via da comensurabilidade, ou da incomensurabilidade, entre segmentos de reta é a chave conceitual para visualizar-se os reais: sendo o Teorema Fundamental da Aritmética um motor para tal chave e, dessa forma, alimenta-se um espírito de coesão entre os conceitos de números. Infinitos exemplos de números irracionais são fornecidos. Dois irracionais famosos, e e π, são analiticamente considerados. Por fim, discorre-se brevemente sobre números algébricos e transcendentes e cita-se o poderoso Teorema sobre Construções Geométricas.
Abstract: The present work begins proposing a reflection about the characteristics of a good mathematical teaching. Thus, considering fundamentally the thought of Elon Lages Lima and Ubiratan D ’Ambrosio, technical aspects - of epistemic nature - are secured in a dialectic integration with metaepistemic aspects. Then, on the optics of the component one of the “Conceituação”, we develop a digression about the concept of number. So, we start from natural numbers and some of its important theorems and structural results are signed. Then, and always in a spirit of continuous progressive gain of dialectical complexity, we talk about the integers. Therefore, the path of commensurability, or incommensurability, between line segments is the conceptual key used to visualize the real numbers: the Fundamental Theorem of Arithmetic being an engine for such key and, in this way, it fosters a spirit of cohesion between the concepts of numbers. The work provides infinite examples of irrational numbers. Two famous irrationals, e and π, are analytically considered. Finally, we briefly discuss algebraic and transcendent numbers and mention the powerful Theorem on Geometric Constructions.
Palavras-chave: Educação
Docência
Conceituação
Números
Education
Teaching
Evaluation
Numbers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11850
Data do documento: 13-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



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