Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11810
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
kamilapachecomartins.pdfkamilapachecomartins2.63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Brugiolo, Alessa Sin Singer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6100627603060005pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Defilipo, Érica Cesário-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108650298722334pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Larissa Carvalhaes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4071375050953764pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Mariana Cristina Palermo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6324034035320436pt_BR
dc.creatorMartins, Kamila Pacheco-
dc.creatorSilva, Mariana Athayde da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5212632572637063pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6933323340341246pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-04T19:43:33Z-
dc.date.available2020-11-04T19:43:33Z-
dc.date.issued2020-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11810-
dc.description.abstractIntroduction: The children's shelters are frequently known as places of negative impact on the neuromotor development because of factors like unqualified caregivers, overcrowded and reduced space, with little chances of promoting adequate sensory stimulation for a child. Methods: Longitudinal epidemiology study carried out between January 2016 and December 2019, on an infant shelter in Governador Valadares, Minas Gerais. Analysis of children's health conditions, factors related to institutionalized and motor development was performed by data collection on institution documents, and physiotherapy assessment forms. Results: 105 children participated in this study, being 79 (75.2%) girls and 58 (55.2%) up to four years old. Of the institutionalized children, 72 (68.6%) were attended by physiotherapy, 18 (25%) were assessed by the Alberta Infant Motor Scale and 12 (16.7%) appeared delayed motor development. Of these, eight showed adequate motor development after receiving physical therapy accompaniment. Conclusion: The physical therapy intervention was satisfactory to improve the motor abilities and reverse the child’s condition. The motor developmental delay of the institutionalized may be associated with experienced situations previously the institutionalization. The insertion of a physical therapist in this environment is indispensable to promote the motor development of institutionalized children.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: As instituições de abrigo infantil têm sido frequentemente citadas como locais de impacto negativo para o desenvolvimento neuromotor devido a fatores como cuidadores pouco qualificados, superlotação e espaço reduzido, com poucas chances de oportunizar estimulação adequada à criança. Metodologia: Estudo epidemiológico longitudinal, realizado no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2019, em uma instituição de abrigo infantil no município de Governador Valadares, Minas Gerais. Foram analisadas variáveis referentes às condições de saúde da criança, fatores relacionados à institucionalização e ao desenvolvimento motor, por meio de coleta de dados em documentos da instituição e das fichas de avaliação fisioterapêutica. Resultado: Participaram deste estudo 105 crianças, sendo 79 (75,2%) do sexo feminino e 58 (55,2%) com idade até quatro anos. Receberam atendimento fisioterapêutico 72 (68,6%) das crianças institucionalizadas, 18 (25%) foram avaliadas pela Alberta Infant Motor Scale e 12 (16,7%) apresentaram desenvolvimento motor atrasado. Destas, nove foram submetidas a intervenção fisioterapêutica e oito apresentaram desenvolvimento motor adequado nas avaliações subsequentes. Conclusão: A intervenção fisioterapêutica mostrou-se satisfatória ao melhorar as habilidades motoras das crianças avaliadas. O atraso no desenvolvimento motor dos acolhidos pode estar associado às situações vivenciadas anteriormente a institucionalização. A inserção de profissionais fisioterapeutas nesse ambiente é indispensável para estimular o desenvolvimento motor dos institucionalizados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.relation.referencesALEXANDRE, D. T.; VIEIRA, M. L. Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 2, p. 207-217, mai-ago, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pe/v9n2/v9n2a07.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2020.ASSIS, S.G.; FARIAS, L.O.P. Levantamento Nacional de Crianças e Adolescentes em Serviço de Acolhimento. São Paulo: Editora Hucitec, 2013. 368 p. Disponível em: <http://www.neca.org.br/images/LIVRO_Levantamento%20Nacional_Final.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2020.BAKERMANS-KRANENBURG, M. J.; IJZENDOOM, M. H.; JUFFER, F. Earlier is better: A meta-analysis of 70 years of intervention improving cognitive development in institutionalized children. Monographs of the Society for Research of Child Development, v.73, n.3, p. 279-293, 2008. Disponível em: <https://www.doi.org/10.1111/j.1540-5834.2008.00498.x>. Acesso em: 28 jul 2020.BLAUW, C.H.; HADDERS, M. A systematic review of the effects of early intervention on motor development. Devel Med Child Neurl, v. 47, p. 421-32, 2005. Disponível em: <https://www.pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15934492/>.Acesso em: 29 jul. 2020.BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Diagnóstico sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2020/05/relat_diagnosticoSNA.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2020.BRASIL. Lei n°. 8.069/90, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 02 ago. 2020.BRASIL. Lei 12.010/09, de 3 de agosto de 2009. Dispõe sobre adoção. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12010.htm>. Acesso em: 31 jul. 2020.BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2018. Ministério do Desenvolvimento Social. Adoção e acolhimento. Disponível em: <https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/adocao-e-acolhimento>. Acesso: 25 de junho de 2020.CAÇOLA, P. M. et al. The new affordances in the home environment for motor development – Infant scale (AHEMD-IS): Versions in English and Portuguese languages. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 19, n. 6, p. 507-525, 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbfis/v19n6/1413-3555-rbfis-20140112.pdf>. Acesso em: 08 set. 2020.29CASTANHO, A. A. G.; BLASCOVI-ASSIS, S. M. Caracterização do desenvolvimento motor da criança institucionalizada. Revista Fisioterapia Brasil, São Paulo, v. 5, n. 6, nov-dez, 2004. Disponível em: <http://www.portalatlanticaeditora.com.br/index.php/fisioterapiabrasil/article/viewFile/31 5/5032>. Acesso em: 03 set. 2020.CAVALCANTE, L. I. C.; MAGALHÃES, C. M. C.; PONTES, F. A. R. Institucionalização precoce e prolongada de crianças: discutindo aspectos decisivos para o desenvolvimento. Revista Aletheia, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 25, p. 20-34, jan-jun, 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n25/n25a03.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2020.CAVALCANTE, L. I. C.; MAGALHÃES, C. M. C.; PONTES, F. A. R. Processos de saúde-doença entre crianças institucionalizadas: Uma visão ecológica. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 614-625, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csc/v14n2/a30v14n2.pdf>. Acesso em: 03 set. 2020.CAVALCANTE, L. I. C.; MAGALHÃES, C. M. C.; REIS, D. C. Análise comparativa do perfil de crianças em acolhimento institucional nos anos de 2004 e 2009. Revista Psico, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 90-99, jan-mar, 2014. Disponível em: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/13180/11445>. Acesso em: 22 mar. 2020.CHAVES, C. M. P. et al. Avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças institucionalizadas. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66, n. 5, p. 668-674, set-out, 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/reben/v66n5/05.pdf>. Acesso em: 03 set. 2020.COHEN, N. J. et al. Children adopted from China: A prospective study of their growth and development. Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines, v. 49, n. 4, p. 458–468, 2008. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18221351/>. Acesso em: 04 jul. 2020.DELGADO, D. A. et al. Avaliação do desenvolvimento motor infantil e sua associação com a vulnerabilidade social. Revista Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 48-56, Jan. 2020. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S180929502020000100048&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 set. 2020.DINIZ, I. A.; ASSIS, M. O.; SOUZA, M. F. S. Crianças Institucionalizadas: Um olhar para o desenvolvimento socioafetivo. Pretextos Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, Belo Horizonte, v. 3, n. 5, p. 261–285, 2018. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/15978#:~:text=Perante%20essa%20investiga%C3%A7%C3%A3o%2C%20constatou%2Dse,impactos%20significativos%20para%20o%20desenvolvimento>. Acesso em 04 jul. 2020.GURALNICK, M. J.; BENNETT, F. C. The Effectiveness of Early Intervention for At-Risk and Handicapped Children. American Journal of Occupational Therapy, v. 42, n. 1, p. 62-62, 1988. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/1987-97527-000>. Acesso em: 22 mar. 2020.30HALPERN, R. et al. Desenvolvimento neuropsicomotor aos 12 meses de idade em uma coorte de base populacional no Sul do Brasil: diferenciais conforme peso ao nascer e renda familiar. Cadernos de saúde pública, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 73-78, 1996. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/csp/v12s1/1617.pdf>. Acesso em: 04 jul. 2020.ILTUS, S. Significance of home environments as proxy indicators for early childhood care and education. Paper commissioned for the EFA Global Monitoring Report 2007, Strong foundations: early childhood care and education. New York: Unesco; 2007. Disponível em: <http://www.unesdoc.unesco.org/images/0014/001474/147465e.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2020.JOHNSON, R.; BROWNE, K.; HAMILTON-GIACHRITSIS, C. Young children in institutional care at risk of harm. Sage Journals. Trauma, Violence, and Abuse, v. 7, n. 1, p. 34-60, 2006. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1524838005283696?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%20%200pubmed>. Acesso em: 04 jul. 2020.LAWSON, R. D.; BADAWI, N. Etiology of cerebral palsy. Hand Clinics v. 19, n. 4, p. 547-556, 2003. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14596546/>. Acesso em: 03 jun. 2020.MANCINI, M. C. et al. Efeito moderador do risco social na relação entre risco biológico e desempenho funcional infantil. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, v. 4, n. 1, p. 25–34, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v4n1/19979.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2020.MCCALL, R. B. et al. A socioemotional intervention in a Latin American orphanage. Infant Mental Health Journal, v. 31, n. 5, p. 521-542, 2010. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/imhj.20270>. Acesso em: 12 jul. 2020.MOREIRA, R. S. et al. Factors influencing the motor development of prematurely born school-aged children in Brazil. Research in Developmental Disabilities, v. 35, n. 9, p. 1941-1951, 2014. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0891422214001796?via%3Dihub>. Acesso em: 27 ago. 2020.MULLER, Alessandra Bombarda. Efeitos da intervenção motora em diferentes contextos no desenvolvimento da criança com atraso motor. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/13799/000655186.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 14 ago. 2020.NASCIMENTO, R.; PIASSÃO, C. Avaliação e estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor em lactentes institucionalizados. Revista Neurociências, Santa Catarina, v. 18, n. 4, p. 469-478, 2010. Disponível em: <https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/8447/5981>. Acesso em: 30 jun. 2020.31NÓBREGA, J. N.; MINERVINO, C. A. S. M. Análise do Nível de Desenvolvimento da linguagem de crianças abrigadas. Revista Psicologia Argumento, Paraná, v. 29, n. 65, p. 219-266, abril-jun, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000138&pid=S1413-7372201300020000500023&lng=en>. Acesso em: 04 jul. 2020.OUDGENOEG-PAZ, O. et al. The link between motor and cognitive development in children born preterm and/or with low birth weight: A review of current evidence. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, v. 80, p. 382-393, 2017. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0149763417300015?via%3Dihub>. Acesso em: 03 maio. 2020PIPER, M. C.; DARRAH, J. Motor Assessement of Developing Infant. New York, W B Saunders, Philadelphia, 1994. Disponível em: <https://www.elsevier.com/books/motor-assessment-of-the-developing-infant/piper/978-0-7216-4307-6>. Acesso em: 01 set. 2020.PROMMIN, S. et al. Instability of gross motor development during the first year in orphaned infants: a longitudinal observation study. Early Child Development and Care, 2018. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03004430.2018.1555825?scroll=top&needAccess=true>. Acesso em: 28 abr. 2020.RAMALAIS, T. F. et al. The importance of early stimulation in early childood with institutionalized cildren. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n.8, p. 55083-55096, ago, 2020. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/14541/12060>. Acesso em: 01 set, 2020.ROEBER, B. J. et al. Gross motor development in children adopted from orphanage settings. Developmental Medicine and Child Neurology, v. 54, n. 6, p. 527–531, 2012. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1469-8749.2012.04257.x>. Acesso em: 19 jun. 2020.SÁ, C. S. C.; JURDI, A. P. S.; PANCIERA, S. D. Desenvolvimento infantil e o ambiente institucional – experiência com bebês abrigados. Revista Ciência em Extensão, v. 13, n. 1, p. 102-111, 2017. Disponível em: <https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1527/1355>. Acesso em: 16 mar. 2020.SILVA ERA, coordenadora. O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: IPEA/CONANDA; 2004. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=5481>. Acesso em: 22 maio. 2020.SUPERVISÃO E APOIO AOS SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (Governador Valadares- MG). Dados sobre o Acolhimento de Crianças e Adolescentes. Destinatário: Kamila Pacheco Martins e Mariana Athayde da Silva, 31 de agosto de 2020. mensagem eletrônica.VELEDA, A. A.; SOARES, M. C. F.; CEZAR-VAZ, M. R. Fatores associados ao atraso no desenvolvimento em crianças, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 32, n. 1, p. 79-85, mar. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rgenf/v32n1/a10v32n1.pdf. Acesso em: 03 set. 2020pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectCriança institucionalizadapt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectOrfanatopt_BR
dc.subjectChild Developmentpt_BR
dc.subjectChild Institutionalizedpt_BR
dc.subjectGrowth and Developmentpt_BR
dc.subjectPhysical Therapy Specialtypt_BR
dc.subjectOrphanagespt_BR
dc.subject.cnpqFisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.titlePerfil das crianças assistidas em uma instituição de abrigo infantil do município de Governador Valadares e impacto do atendimento fisioterapêutico no desenvolvimento motorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Fisioterapia - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons