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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Perfil das crianças assistidas em uma instituição de abrigo infantil do município de Governador Valadares e impacto do atendimento fisioterapêutico no desenvolvimento motor
Autor(es): Martins, Kamila Pacheco
Silva, Mariana Athayde da
Orientador: Brugiolo, Alessa Sin Singer
Co-orientador: Defilipo, Érica Cesário
Miembros Examinadores: Oliveira, Larissa Carvalhaes de
Miembros Examinadores: Ferreira, Mariana Cristina Palermo
Resumo: Introdução: As instituições de abrigo infantil têm sido frequentemente citadas como locais de impacto negativo para o desenvolvimento neuromotor devido a fatores como cuidadores pouco qualificados, superlotação e espaço reduzido, com poucas chances de oportunizar estimulação adequada à criança. Metodologia: Estudo epidemiológico longitudinal, realizado no período de janeiro de 2016 a dezembro de 2019, em uma instituição de abrigo infantil no município de Governador Valadares, Minas Gerais. Foram analisadas variáveis referentes às condições de saúde da criança, fatores relacionados à institucionalização e ao desenvolvimento motor, por meio de coleta de dados em documentos da instituição e das fichas de avaliação fisioterapêutica. Resultado: Participaram deste estudo 105 crianças, sendo 79 (75,2%) do sexo feminino e 58 (55,2%) com idade até quatro anos. Receberam atendimento fisioterapêutico 72 (68,6%) das crianças institucionalizadas, 18 (25%) foram avaliadas pela Alberta Infant Motor Scale e 12 (16,7%) apresentaram desenvolvimento motor atrasado. Destas, nove foram submetidas a intervenção fisioterapêutica e oito apresentaram desenvolvimento motor adequado nas avaliações subsequentes. Conclusão: A intervenção fisioterapêutica mostrou-se satisfatória ao melhorar as habilidades motoras das crianças avaliadas. O atraso no desenvolvimento motor dos acolhidos pode estar associado às situações vivenciadas anteriormente a institucionalização. A inserção de profissionais fisioterapeutas nesse ambiente é indispensável para estimular o desenvolvimento motor dos institucionalizados.
Resumen : Introduction: The children's shelters are frequently known as places of negative impact on the neuromotor development because of factors like unqualified caregivers, overcrowded and reduced space, with little chances of promoting adequate sensory stimulation for a child. Methods: Longitudinal epidemiology study carried out between January 2016 and December 2019, on an infant shelter in Governador Valadares, Minas Gerais. Analysis of children's health conditions, factors related to institutionalized and motor development was performed by data collection on institution documents, and physiotherapy assessment forms. Results: 105 children participated in this study, being 79 (75.2%) girls and 58 (55.2%) up to four years old. Of the institutionalized children, 72 (68.6%) were attended by physiotherapy, 18 (25%) were assessed by the Alberta Infant Motor Scale and 12 (16.7%) appeared delayed motor development. Of these, eight showed adequate motor development after receiving physical therapy accompaniment. Conclusion: The physical therapy intervention was satisfactory to improve the motor abilities and reverse the child’s condition. The motor developmental delay of the institutionalized may be associated with experienced situations previously the institutionalization. The insertion of a physical therapist in this environment is indispensable to promote the motor development of institutionalized children.
Palabras clave : Desenvolvimento infantil
Criança institucionalizada
Crescimento e desenvolvimento
Fisioterapia
Orfanato
Child Development
Child Institutionalized
Growth and Development
Physical Therapy Specialty
Orphanages
CNPq: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11810
Fecha de publicación : 19-sep-2020
Aparece en las colecciones: Fisioterapia - Campus GV



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