Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11809
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
franciscomarciodealbuquerque.pdfPDF/A1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O abandono escolar dos alunos de ensino médio da Escola Maria Conceição de Araújo - Aranaú-Acaraú-CE.
Author: Albuquerque, Francisco Marcio de
First Advisor: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Co-Advisor: Machado, Carla Silva
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido como requisito exigido pelo Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu os principais fatores que causam o abandono escolar no Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Maria Conceição de Araújo/Aranaú/CE. Dados do Sistema Integrado de Gestão Escolar da Secretaria da Educação do Ceará (SIGE-ESCOLA) registram que, em 2016, ano mais crítico de 2015-2017, período em estudo, 54 alunos, de um total de 402 matriculados nessa escola, abandonaram os estudos, superando as médias regional (CREDE 3), estadual e nacional. Diante do que foi exposto, tem-se como questão investigativa:Que fatores intra e extraescolares são determinantes para o abandono escolar dos alunos da Escola de Ensino Médio Maria Conceição de Araújo? O trabalho tem por objetivo geral apresentar e analisar os fatores internos e externos que influenciam a decisão do jovem de abandonar a escola, bem como propor um Plano de Ação Educacional (PAE) a fim de diminuir as taxas de abandono escolar. A pesquisa e a discussão teórica sobre o abandono escolar foram fundamentadas nas obras de: Castelar et al. (2012), Forgiarini e Sousa (2001), Krawczyk (2011), Patto (1999), Santos (2017), Soares et al. (2015), entre outros. A metodologia adotada consistiu em uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso. Para isso, no estudo, utilizou-se a aplicação de questionário para os alunos com distorção série-idade de um ou mais anos e também para todos os outros alunos da escola, além de questionários autoaplicáveis, dos quais participaram gestores, quatro professores e quatro conselheiros escolares. Esses servidores foram escolhidos por representarem a gestão escolar, a gestão da sala de aula e os segmentos do Conselho Escolar. Ressalta-se a experiência profissional do autor na coordenação da escola, que percebeu que o abandono na escola estudada aumenta enquanto a média estadual diminuiu. Ações propositivas, como a escuta ativa dos alunos de risco de abandono pelos conselheiros escolares e a adoção dos alunos com dificuldade de aprendizagem pelos alunos “bons de escola”, entre outras, estão no PAE como sugestão no combate ao abandono. Acredita-se que trabalhos como este poderão contribuir para políticas públicas de diminuição do abandono escolar e, consequentemente, das desigualdades na sociedade local e geral.
Abstract: The present dissertation was developed as a requirement by the Professional Master Course in Management and Evaluation of the Education (PPGP) in the Center of Public Policies and Evaluation of the Education at Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The studied management case discussed the main factors that caused school dropout in Maria Conceição de Araújo High School / Aranaú / CE. Data from the Integrated School Management System of the Secretariat of Education of Ceará (SIGE-ESCOLA) show that, in 2016, the most critical year from 2015 - 2017, period being studied, 54 students out of 402 enrolled in this school dropped out, exceeding the regional (CREDE 3), state and national averages. Given what has been exposed, we have as an investigative question: What intra and extra-school factors are determining factors for the dropout of Maria Conceição de Araújo High School students? The general objective of this paper is to present and analyze the internal and external factors that influence young people's decision to drop out of school, as well as to propose an Educational Action Plan (PAE) in order to decrease school dropout rates. The research and theoretical discussion about school dropout were based on the works of: Castelar et al. (2012), Forgiarini and Sousa (2001), Krawczyk (2011), Patto (1999), Santos (2017), Soares et al. (2015), among others. The adopted methodology consisted of a qualitative research, through a case study.For this, the study used a questionnaire for students with grade-age distortion of one or more years and also for all other students in the school as well. In addition to selfadministered questionnaires, in which managers, four teachers and four school counselors participated. These servers were chosen because they represent school management, classroom management, and the School Board segments. It stands out the professional experience of the author in the school coordination who realized that the dropout in the studied school increases while the state average decreases. Purposeful actions, such as the active listening of students at risk of dropping out by school counselors and the adoption of students with learning disabilities by “good school” students, among others, are in PAE as a suggestion to combat dropout. It is believed that work such as this may contribute to public policies to reduce school dropout and, consequently, inequalities in local and general society.
Keywords: Ensino médio
Abandono escolar
Gestão escolar
High school
School Dropout
School Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11809
Issue Date: 14-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons