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dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Roney Polato de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537816801948657pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Cristiano José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2088876547211993pt_BR
dc.contributor.referee3Souza , Marcos Lopes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Dias, Rosimeri de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4701136188544538pt_BR
dc.creatorMachado, Nathalye Nallon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1881942030542157pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-22T02:12:14Z-
dc.date.available2020-10-20-
dc.date.available2020-10-22T02:12:14Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11765-
dc.description.abstractThis thesis, performed with young women from a public school in the outskirts of Juiz de Fora, MG, deals with the relationship between selfies images - which are published in the social networks of each of the participants - and the constitution of subjectivities that, affected by the devices. of femininity, enable women to be constituted. This work problematized the importance of image in the constitution of subjects, especially women, due to its intense relationship with beauty and behavior standards imposed by the society in which we operate. I will draw on authors and authors from the poststructuralist perspective who lead us to think about how we constitute ourselves, how truth games capture us, and how relationships subjectify us. Through this perspective I was prompted to constantly ask and rethink how we become who we are. The Gender and Visual Culture Studies also supported the conduction of this thesis, which was outlined in dialogue with the authors, but also with the meetings with the young people, the orientations and the Research Group. Importantly, this work considers education as a broad process, in which the media and society itself influence the shape of individuals. In the meetings held through Focus Groups I privileged the contact between the young women and their oral or imaginary reports about themselves. It should be said that this is not a conclusive or explanatory study of what selfies and youth are, but an investment in problematizing the relationship that exists in constituting a young woman through images. In this process I assumed that the subjects' education takes place in various life situations and that cultural artifacts, such as the pages of Social Networks, are educational instances that influence how each one understands their existence and their relationship with the world and people.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese, realizada com mulheres jovens de uma escola pública da periferia de Juiz de Fora, MG, trata da relação entre as imagens selfies - que são publicadas nas Redes Sociais de cada uma das participantes – e a constituição de subjetividades que, afetadas pelos dispositivos de feminilidade, possibilitam às mulheres constituírem-se. Este trabalho problematizou a importância da imagem na constituição de sujeitos, principalmente mulheres, por sua intensa relação com padrões de beleza e comportamento impostos pela sociedade em que nos inserimos. Amparei-me em autoras e autores da perspectiva pós-estruturalista que nos levam a pensar como nos constituímos, como os jogos de verdade nos capturam e como as relações nos subjetivam. Por meio desta perspectiva fui instigada a perguntar constantemente e a repensar sobre como nos tornamos o que somos. Os Estudos de Gênero e da Cultura Visual também ampararam a condução desta tese, que foi se delineando no diálogo com as autoras e autores, mas também com os encontros com as jovens, as orientações e o Grupo de Pesquisa. Importante ressaltar que este trabalho considera a educação como um processo amplo, em que a mídia e a própria sociedade exercem influência na forma dos indivíduos constituírem-se. Nos encontros realizados por meio de Grupos Focais privilegiei o contato entre as jovens e seus relatos orais ou imagéticos sobre si. Cabe dizer que não trata-se de um estudo conclusivo ou explicativo do que sejam selfies e juventude, mas um investimento em problematizar a relação que existe em constituir-se como mulher jovem, por meio de imagens. Neste processo assumi que a educação dos sujeitos acontece em várias situações da vida e que os artefatos culturais, como as páginas de Redes Sociais, são instâncias educativas que influenciam na forma que cada uma entende sua existência e sua relação com o mundo e as pessoas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectSelfiespt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDispositivo de feminilidadept_BR
dc.subjectImagespt_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFemininity devicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMulheres jovens, selfies, feminilidades e subjetividades em imagenspt_BR
dc.typeTesept_BR
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